Artecola lança couraça reciclada que elimina chanfro e reduz consumo de energia elétrica
Simplificar processos e reduzir impacto ambiental são características que a Artecola sempre busca em seus lançamentos. Esses são dois importantes atributos da nova couraça ARTEFIRM®4203 E, lançada nesta quinta-feira (15/04) para todo o mercado calçadista na América Latina. “Ambientalmente sustentável, o novo produto também gera ganhos sociais e econômicos por usar materiais reciclados em sua produção e por eliminar a geração de resíduos na aplicação, além de contribuir para economia de energia elétrica no processo produtivo”, destaca o Gerente de Mercado e Marketing, Jairo Korndoerfer.
Produzida com materiais reciclados (do setor calçadista e de outros segmentos) e 100% reciclável (aparas são retornáveis para reutilização neste e em outras linhas), a nova couraça foi desenvolvida para aplicação multiuso, em sapatilhas adulto e infantil e tênis casuais. A formulação permite uma espessura mais fina na chapa, o que elimina o processo de chanfro antes da conformação. “Com isso, se gera menos resíduo e também é reduzida a mão de obra no processo”, enumera Jairo. “E ainda se tem a vantagem do maior conforto ao consumidor, com uma couraça mais macia e que não marca o calçado.”
O novo produto também se torna moldável em temperaturas mais baixas, o que resulta em economia de energia elétrica no processo e menor agressão aos materiais que serão juntados à couraça (couro, laminado sintético, tecido, entre outros). “Outro diferencial importante é que o material mantém propriedades já consagradas nas linhas da Artecola, como a excelente colagem ou fusão a qualquer componente”, salienta o Gerente. “É mais uma tecnologia pensada especialmente para o setor calçadista, setor de onde a Artecola se originou. Temos orgulho em sermos sapateiros”, frisa Jairo Korndoerfer.
ECONOMIA CIRCULAR - O desenvolvimento da nova couraça se alinha ao conceito da Economia Circular, que repensa os ciclos de produtos, saindo do modelo linear de ‘extrair, transformar, consumir e descartar’ da atualidade. “O objetivo da Economia Circular é atingir um modelo que elimina resíduos e poluição desde o princípio, mantém produtos e materiais em uso, e regenera sistemas naturais”, destaca o Gerente. Somente em 2020, a Artecola reutilizou 2.263 toneladas de material reciclado em sua produção.