Artecola já soma entregas de 100 toneladas por mês do Ecofibra Híbrido ao setor automotivo
Lançado no ano passado, o Afix Ecofibra Híbrido já soma entregas de 100 toneladas/mês ao setor automotivo. A inovação para o interior de veículos apresenta uma fórmula equilibrada entre fibras naturais, fibras sintéticas e polímeros, produzida em placas extrusadas 100% recicláveis. Com maior resistência, menor espessura e menor peso que produtos para as mesmas aplicações, o Afix Ecofibra Híbrido vem sendo utilizado em alguns dos modelos mais vendidos atualmente no mercado brasileiro.
Direcionado a sistemistas que fornecem para montadoras, o material pode ser aplicado em medalhões e painéis de portas, revestimento de tetos e porta-pacotes, entre outros itens. “Como evolução do Ecofibra Automotive, o Híbrido vem correspondendo com muita eficiência ao nosso propósito de garantir inovação sustentável ao mercado”, destaca Pablo de Oliveira, Gerente do Negócio Extrusão da Artecola. Anos atrás, o Ecofibra Automotive – que segue em linha – revolucionou o setor substituindo barras metálicas na estrutura das peças, com 23% de redução de peso e até 50% menos componentes.
O Afix Ecofibra Híbrido é produzido em sistema dupla rosca, que garante mistura perfeita de insumos e propriedades diferenciadas. Em relação ao Automotive, mantém a sustentabilidade com melhores propriedades: resistência à flexão até 200% melhor, elasticidade na flexão quase 100% superior, ganhos de até 20% na resistência térmica e de até 10% na densidade (placas de menor espessura).
O Gerente destaca que outra vantagem do Afix Ecofibra Híbrido é a customização de projetos para cada cliente. “Além de nos possibilitar personalizar o produto, ele garante um processo limpo de fabricação, simplicidade na conformação, redução no nível de odor das peças e no nível de VOCs”, enumera Pablo. Por todas essas características, as vendas já alcançam um volume de 100 toneladas por mês.
A ARTECOLA - Com 74 anos de atividade, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão – com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. A empresa produz adesivos, selantes e laminados termoplásticos para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness.