Contraforte produzido com biomassa garante Prêmio Lançamentos/FIMEC 2024 à Artecola
Com foco cada vez maior em produtos sustentáveis, que priorizam a Economia Circular e lideram mudanças rumo ao conceito ESG (Ambiental, Social e Governança), a Artecola acaba de conquistar a categoria Componentes/Tecnologia do 20ª Prêmio Lançamentos/FIMEC. O troféu - o 14º da empresa nos 20 anos da premiação - veio com o Ecofibra Sport, contraforte com biomassa em sua composição. A entrega ocorreu em evento na noite desta terça-feira (12/3), no primeiro dia da Fimec 2024, em Novo Hamburgo.
O Ecofibra Sport é um material para estruturação de calçados com dois importantes diferenciais: utiliza biomassa a partir de fibras vegetais pós-indústria em sua composição (Economia Circular) e possui excelente performance mecânica, permitindo a mesma armação com menor espessura (de 1,5mm dos materiais usados até então para 0,85mm). São duas características sustentáveis que reduzem o uso de matérias-primas de fonte não renovável (petroquímica) na produção do contraforte.
O produto soma outras vantagens ambientais, sociais e econômicas: é 100% reciclável, possui baixa temperatura de aplicação (menor gasto de energia para o cliente), tem peso 44% menor e permite eliminar a etapa de chanfro (redução de processo). Além disso, incentiva a reciclagem, elimina a necessidade de adesivos adicionais (menos VOC’s) com importante ganho de saúde e segurança a quem trabalha na produção, permite aumentar a participação da Artecola no segmento de calçados esportivos e apresenta excelente relação custo x benefício ao cliente.
Todos os atributos se alinham ao conceito ESG. “Temos a sustentabilidade como caminho desde nosso primeiro trabalho formal de planejamento estratégico, em 1997. Hoje comemoramos muito ao ver que nosso compromisso de apoiar a transformação para soluções sustentáveis na América Latina está totalmente em linha com o movimento acelerado de sustentabilidade na indústria mundial”, celebra o Presidente Eduardo Kunst. O Prêmio Lançamentos/FIMEC é promovido pelo Grupo Sinos e FENAC.
CARBONO NEUTRO E SELO DIAMANTE – O estande da Artecola na Fimec (Pavilhão 4, entre os corredores F e S) destaca a condição recém alcançada de Empresa Carbono Neutro. A companhia passou a adotar a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol para mapear as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o padrão IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas) para cálculo do sequestro de Carbono. O levantamento de 2022 mostra uma emissão direta de 1.909,4 toneladas de Dióxido de Carbono equivalente (tCO2e) na produção das nove plantas, no Brasil e América Latina. No mesmo período, a empresa sequestrou 15.263,09 tCO2e a partir de áreas florestais de sua propriedade, neutralizando as emissões nos escopos 1 e 2.
A Artecola também foi reconhecida com o Selo Diamante, a mais alta categoria do programa Origem Sustentável. A certificação é a única de ESG e sustentabilidade do mundo voltada para a cadeia calçadista. Criado pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e pela Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, o programa Origem Sustentável avalia 104 indicadores nas dimensões econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade.