A Artecola Química atua na Sustentabilidade Social para ser agente e promotora do desenvolvimento das comunidades onde estápresente. As ações sociais são desenvolvidas para o público interno e/ou para as comunidades (público externo).

A área de Desenvolvimento Humano realiza as ações com o público interno, buscando o desenvolvimento de nossa gente com treinamentos, atividades de aperfeiçoamento profissional e incentivo à qualidade de vida.

Fundação - Francisco Xavier Kunst

O relacionamento com o público externo é promovido através da Fundação Francisco Xavier Kunst, organização fundada e hoje apoiada pela Artecola Química com foco na responsabilidade social.

Ações Sociais

Um dos projetos mais conhecidos da Fundação Francisco Xavier Kunst em parceria com a Artecola é o Novos Horizontes, que tem também a participação da Fundação Pescar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo. A iniciativa promove a iniciação profissional em Serviços Administrativos para jovens em situação de vulnerabilidade social e cria novas oportunidades aos alunos através da formação profissional e do desenvolvimento pessoal. Em 19 anos consecutivos de realização, o projeto formou 329 jovens. Atualmente, encontra-se na 20ª edição.