Faça seu login no sistema desejado:

 

 

Sistema:  
     
Usuário:  
     
Senha:  
   
Fechar
Ok
     

Central de notícias

Empresas Artecola completam 66 anos com meta ousada de crescimento

06/05/2014

Três indústrias distintas, diferentes setores atendidos, mas uma mesma maneira de pensar e atingir seus objetivos em mercados altamente competitivos. Trabalhando dessa forma, as Empresas Artecola completam 66 anos com uma meta de crescimento ousada. Suas três indústrias esperam faturar juntas cerca de R$ 1,2 bilhão em Receita Líquida, contra os R$ 644 milhões registrados no ano passado.

A projeção de se manter crescendo é baseada no planejamento que une a Artecola Química, a MVC Soluções em Plásticos e a Arteflex. “Somos uma empresa que olha para frente, que inova e sempre busca um diferencial, mas baseada em valores que fazem parte da nossa história. Aos completarmos 66 anos, celebramos a herança que trazemos em tudo aquilo que fazemos e projetamos novas realizações com base na inovação, na internacionalização e na sustentabilidade”, destaca o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst.

RAZÕES DE CRESCIMENTO - Os processos das Empresas Artecola trazem a inovação em seu DNA. Para se manter crescendo, a empresa se volta para sempre apresentar soluções inovadoras aos desafios propostos pelos mercados em que atuam. Essa preocupação tem colocado as Empresas Artecola entre as indústrias brasileiras campeãs de inovação.

A visão de empreender com criatividade e ousadia também tem levado a companhia a explorar o mercado internacional. Além de sua grande presença no Brasil, as indústrias que compõe a organização tem ampliado sua participação no mercado latino-americano e, desde 2013, também no mercado asiático. “Temos encontrado oportunidades de levar as nossas tecnologias e produtos para os mais diferentes países, sempre com a mesma forma de trabalhar. Isso tem contribuído para que sigamos sendo uma empresa flexível e dinâmica, mesmo com esse importante crescimento”, ressalta o Presidente Executivo.

Outra marca das Empresas Artecola é seu olhar consciente para as comunidades onde está inserida. Seus processos priorizam a sustentabilidade em todos os seus aspectos, contribuindo com a melhora dos ambientes em que atua. A organização mantém a Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK), responsável por direcionar e gerir o investimento social das Empresas Artecola e desenvolver ações socialmente responsáveis para o público interno e para as comunidades.

Em atividade desde 5 de maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química (adesivos e laminados); MVC Soluções em Plásticos (plásticos de engenharia); e Arteflex (EPIs - Equipamentos de Proteção Individual). Estão presentes no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, México e China, atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, transportes, construção civil, energia eólica e agronegócio.


Fundação Francisco Xavier Kunst completa 30 anos de atividades

06/05/2014

sexta-feira, 2 de maio, foi de comemoração para a Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK), que completou 30 anos de atividade. Responsável por direcionar e gerir o investimento social das Empresas Artecola, a FFXK desenvolve ações socialmente responsáveis para o público interno e para as comunidades onde está inserida, respeitando a valorizando a cultura local.

“A Fundação foi criada porque nosso fundador, Francisco Xavier Kunst, acreditava que os impactos sociais provocados pelas atividades da empresa deveriam se refletir na sociedade. Seguimos acreditando nessa filosofia e, por isso, ampliamos as ações a cada ano”, diz a presidente da Fundação, Lisiane Kunst Bohnen.

Desde a sua fundação, a FFXK vem acumulando conhecimentos e aprendizados importantes para o seu desenvolvimento e maturidade como organização. “Temos muito orgulho do trabalho realizado nessas três décadas, pela atuação de forma decisiva nas comunidades onde atuamos, com um papel de grande importância no desenvolvimento social. A Fundação é o braço social das Empresas Artecola, sendo um pilar fundamental do nosso posicionamento de Sustentabilidade”, destaca o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst.

Entre as ações que desenvolve, a Fundação tem desenvolvido projetos que contribuem para a redução da pobreza, inclusão produtiva e desenvolvimento social do Rio Grande do Sul. Desde 2009, a FFXK integra a Rede de Parceria Social. Incentivando o trabalho de outras ONGs com o projeto Arte em Rede, a iniciativa permite a união de forças para o avanço da geração de renda através do artesanato. Como instituição âncora do projeto desde 2009, a FFXK recebe financiamento das Empresas Artecola através da Lei da Solidariedade.

Além do Projeto Arte em Rede, as Empresas Artecola também financiam o Projeto de Redução da Pobreza Extrema, em parceria com a âncora Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Instituto American Foundation. Em parceria com a Fundação Pescar, a FFXK desenvolve, ainda, o Projeto Novos Horizontes, primeira unidade do Pescar no Vale do Sinos. O objetivo é a inserção de jovens no mercado de trabalho com a realização do curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. “A entidade também é responsável por ações voltadas para o público interno das Empresas Artecola, completando um ciclo que beneficia todos os públicos envolvidos com a companhia”, ressalta Lisiane Kunst Bohnen.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química (adesivos e laminados); MVC Soluções em Plásticos (plásticos de engenharia); e Arteflex (EPIs - Equipamentos de Proteção Individual). Estão presentes no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, México e China, atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, transportes, construção civil, agronegócio e energia eólica. Mais informações: www.empresasartecola.com.br.


Artecola Química lança formulação exclusiva em hot melt com melhor custo x benefício do mercado

06/05/2014

Agora as indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêuticos e higiênicos podem contar com uma nova linha de adesivos, superior em desempenho e resultados. Investindo no desenvolvimento de tecnologias próprias de alta performance, a Artecola Química apresenta ao mercado o adesivo Artemelt Supera 1000.

O novo adesivo chega ao mercado com múltiplas vantagens. “Identificamos que o mercado estava carente de um produto com desempenho superior aos convencionais e, ao mesmo tempo, que viabilizasse sua utilização em diferentes perfis de empresas. A linha Supera oferece todas estas possibilidades, superando as expectativas do cliente”, ressalta  o Diretor de Operações da Artecola Química, Rafael Müssnich.

O desempenho superior do Artemelt Supera 1000 deve-se à fórmula desenvolvida especialmente para sua aplicação. Conta com uma base polimérica constituída de matérias primas de alta performance e rendimento, dentre as quais, poliolefinas de elevada resistência à oxidação. Além desta característica especial, o produto possibilita a diminuição de gastos com paradas e limpeza de máquinas, fazendo com que os intervalos entre as manutenções no equipamento aplicador (coleiro) sejam mais espaçados.

Outra vantagem do Artemelt Supera 1000 é o alto rendimento. Por apresentar densidade mais baixa, apresenta rendimento superior em comparação a tecnologias convencionais.

DETALHES TÉCNICOS- O adesivo Artemelt Supera 1000 possui um excelente desempenho em colagens para caixas corrugadas de Cobb variado e cartuchos diversos. Possui viscosidade na faixa de 1.300 a 1.700 mPa.s (160°C) e ponto de amolecimento na faixa de 110 a 120°C.


Parceria com mercado gera 10 anos de reconhecimento à Artecola Química

06/05/2014

A Artecola Química conquistou três importantes prêmios durante a edição 2014 da FIMEC, maior feira latino-americana de componentes, couros e máquinas para o setor calçadista. A empresa foi a vencedora em duas categorias do Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem (Inovação Tecnológica/Tecnologia Sustentabilidade) e conquistou também o Prêmio Lançamentos FIMEC em Componentes/Tecnologia.

Com os três troféus, a Artecola Química foi a empresa mais premiada da feira, e somou 10 anos de premiação ininterrupta durante o evento. “É um reconhecimento que destaca nossa dedicação ao mercado calçadista e aos clientes, pela constante busca de inovação e resultados ao lado do setor calçadista”, ressalta a Diretora Executiva, Lisiane Kunst Bohnen.

No Prêmio Lançamentos FIMEC, a Artecola Química foi campeã com o Arteprymer A 2032, uma inovação mundial que tem o grande diferencial de ser um prymer à base d´água, permitindo que o processo de colagem de calçados vulcanizados seja 100% aquoso. Até então, os sistema de colagem de vulcanizados, mesmo com adesivo à base d´água, necessitava de solvente na composição do prymer, interferindo na ecoeficiência do processo. A inovação proporciona um sistema de adesão 100% à base d´água e com importante redução na emissão de VOCs (Volatile Organic Compounds, ou solventes orgânicos voláteis.

No Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem, o case de Sustentabilidade apresentou a linha de contrafortes Artedur 1506, gerando sustentabilidade econômica, social e ambiental na cadeia calçadista, com a grande vantagem da possibilidade de reciclagem dos resíduos gerados. O material apresenta resultado 150% superior em aspectos como conforto, memória e retenção de formato e envolve cooperativas de catadores na coleta de subprodutos para sua fabricação.

Na categoria Inovação Tecnológica/Tecnologia, o case vencedor do Prêmio Primus foi conquistado com o adesivo Artepowder, única tecnologia micronizada (em ) existente para colagem de solados. A aplicação se de forma automatizada, em um processo desenvolvido em parceria com a Orisol do Brasil.


Empresas Artecola estão novamente entre as Campeãs da Inovação

06/05/2014

 

As Empresas Artecola estão novamente entre as Campeãs da Inovação. O ranking, desenvolvido pela Revista Amanhã, enumera as 50 empresas mais inovadoras da Região Sul do Brasil. Na lista, as Empresas Artecola aparecem na 15ª posição geral. O ranking leva em consideração critérios como o perfil das ações da empresa e a forma de abordagem da inovação e atitude. “Trabalhamos sempre com foco em desenvolver projetos inovadores, seja em produtos ou em processos, buscando a geração de resultados através da Inovação. Esse esforço vem sendo reconhecido pelo caráter inovador de nossos projetos”, comemora o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.


Artecola Química lança fan page com ambiente que valoriza troca de ideias

24/10/2013

Mais interação, relacionamento e a oportunidade de compartilhar experiências em um ambiente que valoriza a troca de ideias. Pensando nessas possibilidades, a Artecola Química lança sua fan page no Facebook. O novo espaço de comunicação está no ar, no www.facebook.com.br/artecolaquimica, buscando estimular o contato dos usuários da rede social com a empresa.

Abordando temas diversos, que passam por Sustentabilidade e Inovação - marcas da Artecola Química - a página se propõe a ser um ponto de encontro entre todos que buscam compartilhar vivências, expectativas e informações em relação a diversos assuntos relacionados a uma visão inovadora. “Estamos em busca de constante inovação e inspiração. Esses conceitos norteiam as nossas relações, e a fan page oferece um ambiente ainda mais adequado para que as pessoas compartilhem esses propósitos conosco”, destaca o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

A fan page da Artecola Química é mais um passo no processo de gestão da Comunicação Digital da empresa, gerenciada pela área de Marketing. O trabalho envolve a gestão dos sites das Empresas Artecola e da Artecola Química, os canais da companhia no YouTube e LinkedIn, o blog In³, e o Facebook da AFIX, marca da Artecola Química para os mercados de consumo, construção civil e moveleiro. Mais informações sobre a Artecola Química podem ser obtidas no www.artecolaquimica.com.br.


Empresas Artecola recebem prêmio por estarem entre as maiores do Sul

24/10/2013

As Empresas Artecola recebem, nesta quinta-feira (24/10), a premiação pelo ranking de 2013 das 500 Maiores do Sul, levantamento realizado anualmente pela Revista Amanhã. A companhia figura na lista na posição de número 166 entre as maiores empresas do Sul do Brasil, e ocupa a 64ª posição se consideradas apenas as organizações gaúchas, subindo sete posições em relação a 2012. “Temos trabalhado com foco na produção de especialidades para registrar um crescimento acima da média nacional. A colocação no ranking nos orgulha por retratar o resultado da dedicação de toda a nossa equipe e da parceria com clientes e fornecedores”, comemora o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst.

Considerado o maior e mais completo ranking regional do país, o 500 Maiores do Sul apresenta as 500 maiores empresas e as 500 emergentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, utilizando como única fonte os balanços oficiais publicados pelas próprias companhias. Nesta edição, pelo segundo ano consecutivo, o ranking teve recorde na captação de balanços. Foram reunidos, ao todo, 1.949 relatórios de empresas, o maior número de dados pesquisado nos 23 anos de história do projeto.

A entrega da premiação ocorre nesta quinta-feira (24/10), a partir das 19h, na sede da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do RS), em Porto Alegre, com a entrega de certificados às 100 maiores empresas do estado. O evento contará com o painel de debates “Crescendo contra a correnteÉ nas crises que se conhecem as empresas com vocação para prosperar”.  Grandes lideranças empresariais falarão sobre experiências de sucesso em um cenário de crise, relatando ações para seguir prosperando em momentos como esse.  Oeconomista chefe do Banco Santander, Maurício Molan, atuará na contextualização do tema do painel.


Artecola Química lança sistema para representantes com acesso em tempo real desenvolvido pela It’s Mobile

24/10/2013

Uma nova ferramenta implementada pela Artecola Química dará mais agilidade para vendedores e representantes, e ainda trará benefícios aos clientes. Desde julho, as equipes estão trabalhando com o SMART - Solução Móvel Artecola Química, um novo sistema que pode ser utilizado a partir de tablets.

Com a ferramenta, vendedores e representantes podem acessar, na hora, informações sobre a ordem em que a venda será atendida de acordo com os estoques, prazos de produção e entrega, além de formação do preço de venda, entre vários dados. Tudo com o acesso diretamente na plataforma SMART. “Esse sistema representa mais agilidade para os nossos profissionais, e também informações mais qualificadas aos nossos clientes, que podem reduzir estoques e programar a produção com a menor margem de erro possível”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

A nova tecnologia garante que o pedido seja feito ainda junto ao cliente. Pelo sistema anterior, era preciso acessar a partir de um computador. “Normalmente se esperava juntar certo número de pedidos, e no final do dia é que as informações eram repassadas para o sistema. Agora tudo é feito online”, destaca Kunst. O SMART pode ser acessado a partir da internet móvel. Caso o dispositivo esteja sem acesso, o sistema terá informações sincronizadas pelo último horário online. Mesmo offline, representantes e vendedores podem digitar o pedido, que entrará no sistema no primeiro acesso.

Além de pedidos, o sistema permite consultar informações importantes como o catálogo de produtos com fotos, preços, e até mesmo o relatório de performance do cliente, que mostra dados como média de consumo, principais produtos adquiridos, e perfil de compra. “Tudo isso serve de informação para orientar a venda da melhor maneira para todos”, salienta o Diretor.

MAIS QUALIDADE Além de agilidade e confiabilidade, o novo sistema garante mais qualidade de vida aos profissionais. “Não preciso mais ficar ao final do dia colocando pedidos. O novo sistema tem agilidade para lançar pedidos, informa a posição das ordens lançadas e oferece respostas mais rápidas aos clientes”, avalia Cleber Cardoso,da Cardoso e Nascimento Representações, atuante na região Sudeste.

A aplicação (app) foi desenvolvida pela It’s Mobile, foi homologada pela SAP AG e está disponível na SAP Store e Apple Store.

IT’S MOBILE - A It’s Mobile é uma empresa do grupo ITS, reconhecida consultoria SAP Partner Center Of Expertise, com mais de 10 anos de expertise no mercado e referência na região Sul.

A It's Mobile é especializada em tecnologias móveis SAP e oferece ao mercado um conjunto de soluções que permitem a máxima utilização de recursos móveis alinhada aos processos empresariais. As aplicações possibilitam o acesso às soluções SAP e de outras plataformas, em qualquer hora e lugar. O acesso é seguro e estende-se às aplicações offline com integração e sincronização automáticas. Mais informações: www.itsgroup.com.br | www.itsmobile.net.br

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química leva inovação à ForMar

16/10/2013

Micro e pequenos empreendedores do setor de marcenaria terão acesso privilegiado às principais inovações preparadas pela Artecola Química para o setor. A empresa participará, entre os dias 17 e 19 de outubro, da ForMarFeira da Revenda e da Marcenariaque será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Para o evento, a Artecola Química levará suas marcas AFIX, de adesivos e selantes, e Artebord, especializada em fitas de borda em PVC. O estande estará no espaço Affemaq na feira, entre as ruas D e F.

Da marca AFIX, estarão em destaque adesivos hot melt, limpadores biodegradáveis e as diversas tecnologias em adesivos para o setor moveleiro.A marca também estará presente na Marcenaria Modelo, projeto do Senai que irá apresentar uma marcenaria real em funcionamento dentro da feira, onde os visitantes poderão ver, na prática, conceitos práticos de produção moveleira. Os roupeiros produzidos durante a feira serão doadas à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) de São Paulo (SP).

A ampla variedade de tamanhos e padrões de acabamento das fitas de borda Artebord também terão ênfase no evento, especialmente as fitas de borda Metalic, uma exclusividade da empresa nesse tipo de acabamento. Com o padrão Metalic da Artebord, é possível obter um layout futurista no acabamento de móveis e outros objetos personalizados. O estilo do produto representa uma linguagem sofisticada e inovadora, ideal para o público que gosta de um design atraente, jovem e diferenciado.

O Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst, ressalta que a ForMar é uma oportunidade de aproximar os empreendedores de tecnologias diferenciadas, que podem facilitar o trabalho e agregar valor ao produto final. “Haverá muito espaço para apresentação de inovações tecnológicas que podem ser usadas mesmo em linhas menores de produção, ou no trabalho artesanal de pequenos marceneiros. Esse contato do fabricante com o profissional poderá incrementar ainda mais o uso de materiais que representam avanços tecnológicos para o setor moveleiro, estimulando a inovação tecnológica também entre micro e pequenas empresas”, destaca.


Empresas Artecola são Top Cidadania com Projeto Arte em Rede

10/10/2013

As Empresas Artecola conquistaram, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Top Cidadania 2013 da ABRH-RS, unidade gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos. A distinção, uma das mais importantes do estado na área da Responsabilidade Social, será entregue em evento nesta quinta-feira (10 de outubro), em Porto Alegre. O prêmio será concedido em função do Projeto Arte em Rede, que estimula a geração de renda através do artesanato. a partir da utilização de materiais reciclados, incentivando a produção e o consumo consciente como um ato de cidadania e sustentabilidade.

O Projeto Arte em Redeuma construção social coletiva no RS é uma iniciativa das Empresas Artecola em parceria com a Fundação Francisco Xavier Kunst, cuja missão é “Ser o braço social das Empresas Artecola para o desenvolvimento social sustentável. “Para nós é uma honra recebermos essa premiação. Ela é o resultado do direcionamento dos nossos esforços para ações que contribuem para um mundo melhor”, destaca a Presidente da Fundação, Lisiane Kunst Bohnen.

O projeto atendeu diretamente 240 pessoas, nos quatro anos de atuação, e a estimativa é de que tenha atingido indiretamente 960 beneficiados. “Através dessa iniciativa, queremos provocar mudanças para transformar realidades, gerando resultados com ganhos para todos os públicos envolvidos com a nossa empresa. Para nós, inovar é muito mais do que oferecer soluções, inovar é estar presente em todos os momentos importantes da vida das pessoas e ajudar a torná-la sustentável”, lembra o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst.

A INICIATIVA – O foco do projeto são jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. O Arte em Rede fornece assessoria técnica e financeira para projetos que incluam socialmente esses participantes, por meio da geração de renda através do artesanato e inserção no mercado de trabalho. “É um projeto que visa preparar essas pessoas para que elas possam se desenvolver de forma de independente”, explica Lisiane. Mais informações podem ser obtidas no site www.empresasartecola.com.br.


Artecola Química está na Mostra AFFEMAQ de Mirassol/SP

10/10/2013

A nova edição da Mostra Affemaq, feira itinerante de máquinas, ferramentas, acessórios, insumos e serviços para a indústria de madeira e móveis, está sendo realizada no Pavilhão da Interior Eventos, em Mirassol (SP) e segue até esta quinta-feira (8 a 10 de outubro), das 16h às 21h.E a Artecola Química estará presente, destacando suas tecnologias inovadoras e produtos diferenciados para os fabricantes de móveis da região, com linhas de adesivos e fitas de borda. O evento é realizado pela AFFEMAQ - Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis.

Apresentando as principais novidades para o setor, a Artecola Químicaque é líder em hot melts para o setor - irá demonstrar suas soluções em adesivos para as mais diversas aplicações na indústria moveleira, madeireira, de estofados, colchões e painéis, além de produtos específicos para as revendas do setor.

A empresa oferece adesivos nas tecnologias hot melt, base água (adesivos aquosos, também conhecido por cola branca) e base solvente. Na linha hot melt, destacam-se os adesivos hot melt base EVA para colagem de fitas de borda, e PSA para colagem de colchões, além do PUR, para colagem de fitas de borda especiais e laminação.

As fitas de borda Artebord em PVC, que se diferenciam pelas texturas e flexibilidade em larguras, valorizando a fidelidade de padrão, também são destacadas pela Artecola Química na feira.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.affemaq.com.br.


Sistema Artepowder de colagem é apresentado no México e Itália

10/10/2013

O processo Artepowder de colagem está sendo apresentado no México e na Itália no início deste mês de outubro. O sistema inovador de colagem em foi desenvolvido em parceria pela Artecola Química e a Orisol, e conquista o mercado internacional. “Para nós esses grandes eventos são uma oportunidade de mostrar o pioneirismo dessa revolucionária tecnologia para empresas de diferentes países”, destaca o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

No dia 5, a inovação foi destacada em uma palestra no Congresso Calzatecnia, realizado no México. O evento internacional é promovido desde 1978, abordando tecnologias aplicadas ao calçado. Durante o encontro, ocorrerá uma apresentação detalhada do processo Artepowder.

Nesta quinta (10/10), o processo será apresentado na feira SIMAC, na Itália. A feira é voltada para o setor do couro e do calçado, com lançamentos de máquinas e equipamentos. O evento deve reunir empresários de diferentes partes do mundo. Entre 8 e 10 de outubro, data do evento, quem circular pela feira realizada em Bologna poderá conhecer as vantagens do Artepowder.

Fruto de um projeto conjunto de cinco anos de pesquisa, o sistema é composto pelo adesivo Artepowder e o equipamento Orisol OPS-410. O processo revoluciona a colagem de solados, com padronização total da aplicação do adesivo e desempenho praticamente sem falhas na colagem, além de redução de até 70% no tempo de processo e de até 27% no custo do par colado. Soma, ainda, vantagens eco-sociais, pois elimina o uso de solvente em mais esta etapa da fabricação de calçados, beneficiando o meio ambiente, assim como a saúde e a segurança dos colaboradores.


Representantes das Empresas Artecola palestram em evento internacional

10/10/2013

Representantes das Empresas Artecola serão palestrantes do 24° International Summit FBN, que será realizado no Rio de Janeiro, nesta semana, entre quarta e sexta-feira (9 e 11 de outubro). O foco do evento é o crescimento e a gestão de empresas familiares, promovendo intercambio entre continentes, países, famílias e empresas. A palestra do Presidente Executivo da companhia, Eduardo Kunst, e da integrante do Conselho de Acionistas, Simone Kunst, ocorrerá nesta quinta-feira (10/10), às 14h, no workshop Family Strategic Entrepreneurship, abordando o empreendedorismo estratégico familiar.

Durante o evento, serão apresentados casos de negócios familiares que conseguiram não apenas se manter no mercado, mas crescer com competitividade através de boas práticas de gestão. Os participantes também farão visitas guiadas em empresas como Klabin, Organizações Globo e Odebrecht. “O evento reúne empresas familiares de diversos países, por isso ter a oportunidade de não apenas participar, mas apresentar o case de empreendorismo das Empresas Artecola representa um reconhecimento muito importante à liderança e à inovação desenvolvida na companhia ao longo de 65 anos”, ressalta o Presidente Executivo.

Ele falará no workshop Family Strategic Entrepreneurship ao lado da integrante do Conselho de Acionistas das Empresas Artecola, Simone Kunst, e de representantes da Angelantoni, da Itália. O evento ocorrerá no Sofitel Hotel, numa promoção do FBN - Family Business Network, rede internacional sem fins lucrativos administrada por e para empresas familiares, com objetivo de reforçar o sucesso ao longo das gerações. Criada na Suíça em 1989 e presente no Brasil desde 2000, hoje conta com mais de 5,6 mil associados de mais de 56 países.

CURRÍCULOSRepresentante da terceira geração da família, Eduardo Kunst, é Administrador de Empresas com pós-graduação em Marketing. Atua na companhia desde os 15 anos, e somou a seu currículo programas internacionais de gestão no Japão, Estados Unidos, Suíça, Espanha e França, numa constante atualização que se alinha às exigências da organização de origem familiar, mas altamente profissionalizada. Simone Kunst, também neta do fundador, é graduada em Administração de Empresas/ Negócios Internacionais. Atuou na corporação por sete anos, inicialmente na área de Mercado Externo e, mais tarde, respondendo pelo Endomarketing e Marketing Institucional. Atualmente Simone se dedica a um empreendimento próprio e ocupa a vice-presidência da Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK), que responde pelo gerenciamento dos projetos sociais da companhia.


Empresas Artecola vencem o Prêmio Destaque Empresarial ACI 2013

09/10/2013

 

 

As Empresas Artecola venceram o prêmio Destaque Empresarial 2013, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O prêmio será entregue no próximo dia 15 de outubro, na categoria Destaque Empresarial Indústria - Média e Grande Empresa.

A escolha dos vencedores em cada categoria é realizada de forma democrática entre os associados da ACI. Cada um dos 1,2 mil associados tem direito a voto, tendo como princípio a valorização de todos, propiciando o contato, integração e relacionamento entre as empresas. “Para nós é uma honra vencermos novamente o Destaque Empresarial da ACI. Esse reconhecimento mostra que a classe empresarial acompanha o nosso trabalho, e admira as nossas práticas”, ressalta o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst.

Durante o evento de premiação, que será realizado no Teatro Feevale, cada um dos vencedores receberá um troféu. Haverá também uma apresentação especial, com o Maestro João Carlos Martins. Esse prêmio faz com que tenhamos a certeza de estarmos no caminho certo”, destaca Kunst.


AFIX lança novas embalagens para adesivos hot melt

01/10/2013

Uma nova opção está disponível para quem procura os adesivos hot melt da AFIX, marca da Artecola Química para o mercado moveleiro e de construção civil. Trata-se de uma nova embalagem do adesivo, que chegará ao mercado a partir deste mês de outubro, em baldes de 2,5 quilos, nas colorações branca e transparente. O rótulo também foi renovado para destacar os diferenciais da nova embalagem e facilitar a escolha do cliente. “Temos valorizado muito as vendas para marceneiros, e essa nova embalagem é ideal para esse público”, explica o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Além de proporcionar maior praticidade ao marceneiro, a nova embalagem possibilita a compra em volume menor tornando-se mais econômica. Também facilita o transporte e o armazenamento. Os adesivos são indicados para colagem de fitas de borda retas, as quais podem ser de papel, laminados melamínicos, ABS, PVC, PS e PET sobre aglomerado, MDF, madeira e compensado. Podem ser usados em coladeiras de baixa e média velocidade e permitem o trabalho com baixa temperatura de aplicação, em torno de 150°C.

Os adesivos hot melt possuem excelente desempenho, apresentando maior resistência de colagem que os adesivos a base de solvente. E são isentos de solventes orgânicos que prejudicam a saúde do aplicador, o que os tornam mais sustentáveis.


Artecola Química reúne equipe e parceiros no V Fórum Internacional de Tecnologia

30/09/2013

Modelos de inovação da Down Química, Clariant, Unisinos e Marcopolo são alguns dos temas que serão abordados no V Fórum Internacional de Tecnologiada Artecola Química, que ocorre nesta segunda e terça-feira (30/9 e 1º/10), no auditório da Valetec, no Parque Tecnológico do Vale do Sinos, em Campo Bom (RS). Clientes, fornecedores e toda a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, do Brasil e América Latina, estará mobilizada para o evento. “Promovemos anualmente esse encontro para atualizar, informar e estimular nossa equipe e parceiros a seguir sempre focados na inovação e nos resultados que se pode obter com ela”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

O primeiro dia será reservado para as apresentações de empresas e instituições convidadas. A Down Química abordará o tema Megatendências. A Clariant terá um painel sobre ciclo de vida de produtos e impulsionadores de mercado. A Inovação do ponto de vista acadêmico será apresentada pela Unisinos. O olhar das empresas sobre a Inovação será apresentado pelo presidente da Associação do Aço do RS e executivo da Marcopolo, José Fernandes Martins, que também é conselheiro das Empresas Artecola. A programação do dia se encerra com uma dinâmica de grupo com foco no Design Thinking (ferramenta de integração entre equipes para busca de soluções inovadoras).

Na terça-feira, cases de sucesso da Artecola Química e da MVC, também integrante das Empresas Artecola, serão destacados aos participantes. A gestão do conhecimento será fortemente trabalhada junto à equipe, com troca de experiênciase relatos de atividades desenvolvidas com êxito em diferentes mercados.“O Fórum mostra diretrizes para todos e permite que experiências de sucesso em um país possam ser replicadas nas demais unidades”, ressalta o Diretor.

EMPRESAS ARTECOLA E A INOVAÇÃO  - Em atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual), especialmente calçados de segurança de alta tecnologia. Estão presentes em sete paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, México e China - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros.

A companhia foi pioneira no lançamento de diversas inovações para os diferentes mercados em que atua. Também foi a primeira empresa de seu segmento a conquistar recursos para pesquisa junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), em 2001. Em 2010, voltou a ser pioneira em um projeto FINEP, desta vez com o primeiro financiamento do órgão federal a um projeto de internacionalização da inovação. A empresa também se sobressai por estar entre as primeiras a usufruir dos benefícios da Lei do Bem (11.196/05) e da Lei 11.774/08 (incentivos fiscais à inovação tecnológica).


Linha Artedur 1506 será destaque da Artecola Química no Rotas da Inovação

30/09/2013

A Artecola Química participa nesta quinta-feira (26/9), em Franca (SP), daedição do Rotas da Inovação, evento com foco em inovação e sustentabilidade, promovido pelo Instituto by Brasil com patrocínio do Sebrae Nacional. Na ocasião, a empresa irá destacar alinha Artedur 1506 de contrafortes, que substitui o uso de impregnados na produção de calçados. “Nossos produtos têm foco na performance, aliando inovação e sustentabilidade. A linha Artedur 1506 proporciona estes ganhos para nossos clientes”, enfatiza o Diretor Evandro Kunst.

Com tecnologia diferenciada, o novo material apresenta diversas vantagens em relação aos contrafortes impregnados,superando em 150% a capacidade de cópia de forma e manutenção do formato. O Artedur 1506 também é 100% superior em facilidade de aplicação e apresenta melhor aproveitamento no corte. “Além disso, permite o reaproveitamento de aparas, reduzindo a zero o descarte de resíduos”, acrescenta Kunst.

Líder em tecnologias para o mercado calçadista, a Artecola Química foi pioneira no conceito de ecoeficiência em contrafortes, introduzindo o uso de materiais com fibras vegetais em sua composição, com a linha Ecofibra Shoes. A empresa possui um importante Centro de Distribuição em Franca, onde atua com forte representatividade junto ao setor.

EVENTO E INSCRIÇÕES - Composto por palestras e showroom de componentes sustentáveis, o Rotas da Inovaçãoterá os palestrantes Marcelo Adriano da Silva, com o tema “Inovando e Lucrando com a Sustentabilidade”, e Lia Buarque de Macedo Guimarães, com o assunto “Sustentabilidade na prática”. Ao final, ocorre a exposição de materiais. A atividade em Franca ocorrerá nesta quinta (26), a partir das 19h, no CIESP (Av. Paulo VI,  470 - Jardim Lima). As inscrições podem ser feitas pelo telefone  (16) 3723-3335. Em novembro, a Artecola Química também estará na edição do evento programada para ocorrer em Nova Serrana, no dia 20, no Sindinova.


Catálogo da AFIX ganha nova versão

30/09/2013

Escolher as melhores opções de produtos da AFIX ficará mais fácil e rápido. A marca de adesivos e selantes para o mercado da construção civil e moveleiro da Artecola Química está lançando seu novo catálogo, focado nos dois mercados em que atua.

O novo material chega completamente renovado, facilitando a escolha do cliente no momento da compra. Com visual mais moderno e informações mais completas, o catálogo apresenta todos os produtos da marca, sendodividido entre Construção Civil e Marcenaria, oferecendo mais praticidade na hora da escolha, de acordo com o segmento de atuação do cliente.

“É um catálogo bastante completo, que ao mesmo tempo traz as informações técnicas dos produtos, suas aplicações e serve como um guia para os consumidores no momento de escolher o mais indicado. Com isso o cliente sabe exatamente o que está comprando e a melhor forma de utilizar o produto”, enfatiza o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Além das informações específicas sobre as linhas de adesivos e selantes, o catálogo apresenta as variações e a composição de cada produto, assim como a quantidade disponível em cada tamanho de embalagem.

 


Artecola Química leva produtos AFIX para 4º Congresso Moveleiro

30/09/2013

Visitantes que circularem pelo Campus da Indústria, em Curitiba/PR, durante o 4º Congresso Moveleiro, terão a oportunidade de conhecer os produtos Afix, marca da Artecola Química voltada para o setor moveleiro. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de setembro.

A marca mostrará toda a sua linha de produtos voltados ao segmento. Entre os destaques no estande, estarão a linha de adesivos hot melt, os limpadores para coleiros e para peças, espumas expansivas, adesivos de contato, colas brancas, silicones acéticos e neutros e os adesivos epóxi.

Com o tema "A competitividade é o futuro da indústria moveleira", o evento tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico do setor, utilizando a competitividade como componente estratégico para o fortalecimento industrial. “Nosso foco é apresentar as inovações da Afix para as revendas moveleiras e também para pequenos marceneiros que circularem pelo local”, explica o Diretor Evandro Kunst.


Empresas Artecola estão entre maiores e mais internacionalizadas do Brasil

30/09/2013

Crescimento sustentável e contínuo com investimentos em inovação e tecnologia. Com essa receita, as Empresas Artecola têm crescido de forma sólida. Um mostra disso é que, no ano em que completa 65 anos de atividade, a companhia subiu 12 posições no ranking de 2013 das 500 Maiores do Sul, realizado pela Revista Amanhã, chegando à posição 166 entre as maiores empresas do Sul do Brasil. Além disso, também figura entre as 20 mais internacionalizadas do Brasil, de acordo com levantamento da Fundação Dom Cabral (FDC). “Esses são resultados muito importantes, porque reafirmam que estamos no caminho certo. Trabalhamos focados em ampliar mercados, apresentando produtos e soluções inovadoras, que se destacam de seus concorrentes” ressalta o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

O Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras traça um panorama da internacionalização das empresas, mostrando países e regiões onde estão presentes, o desempenho em 2012 e as tendências quanto à expansão, estabilidade ou retração das operações em 2013. O ranking classifica as organizações por meio do cálculo do índice de transnacionalidade da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento). Na pesquisa, as Empresas Artecola aparecem em 20º lugar na classificação geral, e em 5º entre as brasileiras com faturamento anual de até R$ 1 bilhão. A companhia também é a 6ª mais internacionalizada entre as empresas do Rio Grande do Sul.

No ranking das 500 Maiores do Sul, da revista Amanhã, se consideradas apenas as empresas gaúchas, as Empresas Artecola ocupam a 64ª posição, subindo sete posições em relação a 2012. Considerado o maior e mais completo ranking regional do país, o 500 Maiores do Sul apresenta as 500 maiores empresas e as 500 emergentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, utilizando como única fonte os balanços oficiais publicados pelas próprias companhias. Nesta edição, pelo segundo ano consecutivo, o ranking teve recorde na captação de balanços. Foram reunidos, ao todo, 1.949 relatórios de empresas, o maior número de dados pesquisado nos 23 anos de história do projeto.


Empresas Artecola participam da Feira de Profissionais para o Futuro 2013

30/09/2013

A aproximação entre empresas e universidades tem sido um fator decisivo na qualificação da mão de obra de importantes setores. Valorizando essa parceria, as Empresas Artecola participam, entre os dias 3 e 5 de setembro, da Feira de Profissionais para o Futuro 2013. O evento é promovido pela Unisinos, no Campus de São Leopoldo (RS), sempre a partir das 15h30min.

Dentro da programação desta quarta-feira (4), a Coordenadora de Gestão da Diversidade e Talento das Empresas Artecola, Luciana Weber, falará sobre a área de Desenvolvimento Organizacional na empresa e os programas de desenvolvimento de pessoas. A atividade ocorrerá às 20h.

Ao todo, serão três dias em que os estudantes poderão ter contato direto com o mercado de trabalho. Representantes dos mais diversos segmentos da região oferecerão programas de estágio remunerado, programas de trainee e oportunidades de emprego para os alunos. “Teremos um estande na feira. Queremos valorizar essa aproximação com jovens profissionais que, no futuro, poderão estar trabalhando conosco”, ressalta o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

Ancorado no Projeto Campus Business, a Feira de Profissionais para o Futuro proporcionará acesso a uma programação acadêmica intensa, com a oferta de oficinas e palestras, sob responsabilidade da Unisinos e das empresas, abordando temas relevantes junto aos alunos e profissionais.


Fundação Francisco Xavier Kunst e Empresas Artecola doam botas para Defesa Civil

30/09/2013

As cheias que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias deixaram milhares de desabrigados.  A cidade de Novo Hamburgo foi uma das mais atingidas, por isso, a Arteflex, unidade das Empresas Artecola, e a Fundação Francisco Xavier Kunst doaram 50 pares de botas para a Defesa Civil do município.

Os modelos em PVC ajudarão na proteção dos agentes da Defesa Civil. Entidadeque responde pelo gerenciamento dos projetos sociais das Empresas Artecola, a Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK) entende que o momento é de unir forças. “Todos que podem devem colaborar de alguma forma. Entendemos que ajudar no trabalho da Defesa Civil é fundamental no amparo aos atingidos”, explica a vice-presidente da entidade, Simone Kunst, que fez a entrega dos calçados juntamente com o diretor da Arteflex, Estevão Exner.

O trabalho dos agentes tem sido complicado. Depois de retirar os atingidos de suas casas, montar abrigos e reunir doações, o momento é de voltar a essas regiões para avaliar os prejuízos e auxiliar os moradores a voltar para casa. “É uma situação muito complicada, e de risco, tanto para as famílias, quanto para os agentes, que se expõem para ajudar quem mais precisa”, ressalta Exner.


Artecola Química participa da Mostra AFFEMAQ em Olinda/PE

30/09/2013

Tecnologias inovadoras e produtos diferenciados para os fabricantes de móveis serão apresentados pela Artecola Química entre os dias 27 e 29 de agosto. A empresa participará da Mostra AFFEMAQ - Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis, que será realizada durante esse período.

A próxima edição da feira itinerante de máquinas, ferramentas, acessórios, insumos e serviços para a indústria de madeira e móveis será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE. O objetivo do evento é colocar os diferentes pólos moveleiros do país em contato com as inovações do setor.

Contando com as principais novidades para a produção, a Artecola Química apresentará soluções em adesivos para as mais diversas aplicações na indústria moveleira, madeireira, de estofados, colchões e painéis, além de produtos específicos para as revendas do setor. A empresa oferece adesivos nas tecnologias hot melt, base água (adesivos aquosos, também conhecido por cola branca) e base solvente. Na linha hot melt, destacam-se os adesivos hot melt base EVA para colagem de bordos, e PSA para colagem de colchões, além do PUR, para colagem de bordos especiais e laminação. As fitas de borda Artebord em PVC, que se diferenciam pelas texturas e flexibilidade em larguras, valorizando a fidelidade de padrão, também são oferecidas pela Artecola.

A feira estará aberta entre 16h e 21h. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.affemaq.com.br.


Artecola Química patrocina evento que analisa economia e setor de embalagem

30/09/2013

O balanço do primeiro semestre desse ano e as perspectivas para os próximos meses no setor de embalagens do Brasil serão discutidos no Café da Manhã da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, no próximo dia 21. Com patrocínio da Artecola Química, o encontro será realizado a partir das 8h, na GS1 BrasilAssociação Brasileira de Automação, em São Paulo/SP (Rua Doutor Renato Paes de Barros, 1017, 14º andar - Itaim Bibi).

O evento contará com palestra do Coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. “Para nós é muito importante fazer parte dessa iniciativa e ajudar a discutir os rumos de um setor que ocupa um espaço importante do nosso mercado e na economia brasileira, de forma geral”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Para participar do evento, o investimento é de R$ 220,00. As inscrições são exclusivas para associados da ABRE. Mais informações em www.abre.org.br.


Artecola Química é patrocinadora do Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini

30/09/2013

Um dos mais importantes prêmios do setor gráfico agora tem patrocínio da Artecola Química. A empresa passou a apoiar, a partir da edição desse ano, o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini. Promovido pela ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), o prêmio é reconhecido internacionalmente pelo nível dos trabalhos apresentados e rompeu a barreira de mil trabalhos inscritos.

Reconhecido por sua seriedade, o concurso possui certificação ISO 9001:2008, garantindo a qualidade do processo da premiação. A cerimônia de entrega é reconhecida como a maior festa da indústria gráfica no mundo. “Temos consciência da seriedade e da importância desse prêmio para o setor em todo o Brasil, pois conquistamos esta distinção em duas ocasiões. Por isso, nos tornamos apoiadores dessa iniciativa”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Com o investimento, a Artecola Química se aproxima ainda mais da indústria gráfica, para a qual desenvolve diversas opções, abrangendo colagem de envelopes, construção e fechamento de cartuchos e caixas, gráfica editorial, sacos e sacolas, resmas, entre outras aplicações. Oferece também soluções para a fabricação de tintas, com uma linha especializada em resinas à base de água e poliamida.

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini foi criado em 1991. Em 1995, incorporou o nome Fernando Pini, em homenagem a um dos mais brilhantes técnicos da indústria gráfica. O concurso é realizado anualmente, sempre no segundo semestre, e a cada edição se torna mais competitivo.


AFIX inaugura em Campo Bom seu novo Centro de Distribuição

30/09/2013

A AFIX, marca de adesivos para o mercado da construção civil e moveleiro da Artecola Química, está ainda mais perto dos seus clientes do Sul do Brasil. A empresa inaugura nesta sexta-feira, 2 de agosto, as operações do seu novo Centro de Distribuição, junto à Matriz das Empresas Artecola, em Campo Bom/RS (RS 239, 5801 – Zona Industrial II). O objetivo é dar agilidade ao atendimento, em especial para o Rio Grande do Sul.

O novo CD garantirá à AFIX uma importante redução do tempo necessário à entrega. “Estaremos, fisicamente, mais próximos dos clientes. Haverá também um ganho representativo na qualidade do atendimento que prestamos a esses parceiros”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Além da agilidade nas entregas, o novo CD de Campo Bom trará outros importantes benefícios. “O cliente poderá repor seus estoques com mais facilidade e teremos maior flexibilidade nas negociações”, destaca Kunst. A nova estrutura complementa a melhoria em logística iniciada no ano passado, com a inauguração do Centro de Distribuição em Diadema (SP).


Artecola Química lança desafio no blog In³ com foco na construção sustentável

30/09/2013

O que você acredita que poderia revolucionar a construção sustentável? A pergunta não é simples, mas pode, e deve, ser uma reflexão de todos. Para estimular novas ideias nesse tema a Artecola Química lançou um desafio no blog In³. Todos que deixarem sua opinião no blog, respondendo a essa pergunta, receberão brindes da Afix, a marca de adesivos para o mercado da construção civil e moveleiro da Artecola Química.

Ao longo dos últimos anos, surgiram várias iniciativas que tornam as construções mais responsáveis ambientalmente. Captação de energia solar e de água da chuva, materiais reciclados, e destinação correta de resíduos são algumas das inovações que pensam na sustentabilidade. “Ainda assim, acreditamos que existe muita coisa a ser feita. E todos podem contribuir com isso. Dar a sua ideia pode ser o primeiro passo para fazer parte dessa revolução”, afirma o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Participar do desafio é também uma oportunidade de conhecer o blog, que aborda temas diversos, entre eles megatendências, sustentabilidade e inovação. O endereço do blog In³ é www.in3blog.com.br. O desafio está lançado, e todos podem contribuir com as suas ideias. Mais informações sobre a Artecola Química podem ser obtidas no www.artecolaquimica.com.br.


Artecola Química é a mais nova associada da Abigraf Nacional

30/09/2013

A Artecola Química é a nova parceira da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional). Com sede em São Paulo, a entidade visa a integrar e representar o setor gráfico do país, atuando em 22 estados brasileiros. Para a Artecola Química, se associar à Abigraf representa uma aproximação ainda maior com o segmento gráfico do Brasil, que tem na Associação seu maior representante e promotor. “Atuamos com a visão de trabalhar em parceria com o cliente, e estar ao lado das entidades representativas de cada setor demonstra nossa disposição de contribuir para aprender e apoiar o desenvolvimento de nossos parceiros”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

A Artecola Química desenvolve diversas opções para a indústria gráfica, abrangendo colagem de envelopes, construção e fechamento de cartuchos e caixas, gráfica editorial, sacos e sacolas, resmas, entre outras aplicações. Oferece também soluções para a fabricação de tintas, com uma linha especializada em resinas à base de água e poliamida.

Em 2012, a empresa conquistou o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini - promovido pela Abrigaf e pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) - na categoria Fornecedor de adesivos, valorizando ainda mais o trabalho desenvolvido para a indústria gráfica.


AFIX lança catálogo técnico especial para construtoras

30/09/2013

Para ressaltar a versatilidade de sua linha para o uso em larga escala, a AFIXmarca de adesivos para o mercado da construção civil e moveleiro da Artecola Químicaestá lançando seu catálogo técnico especial para construtoras. O material apresenta a linha de produtos da empresa, explica as possíveis aplicações de cada um deles, e serve como um guia para apoiar os compradores no momento de escolher os adesivos e selantes utilizados nos diferentes processos construtivos.

O novo catálogo descreve a composição de cada produto e ressalta suas principais funções. “É um material bastante completo, que ao mesmo tempo apresenta as informações técnicas e também as aplicações práticas. Com isso, o cliente sabe exatamente que está comprando e a melhor forma de utilizar o que está levando para a sua obra, obtendo o melhor resultado”, diz o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Além das informações específicas sobre o produto, o catálogo apresenta as variações de cada um, e também quantidade disponível em cada tamanho de embalagem. “A estrutura de apresentação mostra primeiro uma descrição de cada linha, suas principais características e particularidades. Em seguida, há uma lista de aplicações, embalagens, tabelas de rendimento e, por fim, as especificações técnicas”, explica Kunst.


Artecola Química promove Inovação, Inspiração e Integração com blog In³

30/09/2013

Inovação, Inspiração e Integração são os focos do blog In³, novo canal de relacionamento da Artecola Química com seus diferentes públicos. Desenvolvido com o objetivo de potencializar o conceito de inovação aberta, o blog abordará cinco grandes temas: Mega tendências, Sustentabilidade, Inovação, Desafios e Artecola Química. “Queremos fortalecer a visão de que inovar é um ato que se desenvolve a quatro mãos, estimulando a integração entre a companhia e o cliente final, parceiros, fornecedores, colaboradores e comunidade”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Pessoas de todos os perfis poderão interagir entre si e com a empresa através do blog In³, que terá conteúdos sobre os cinco grandes temas, oferecendo informação atual de diferentes segmentos. Consumidores, profissionais de diversas áreas, estudantes, pesquisadores, todos serão convidados a conhecer o blog e interferir com opiniões, questionamentos, ideias, sugestões ou dúvidas.

O Diretor relata que a experiência em projetos como o Artepowder, parceria entre a Artecola Química e a Orisol, e Mais Calce, ao lado do Centro Tecnológico do Calçado do SENAI, provocaram a necessidade de institucionalizar a inovação a quatro mãos. “Nesses projetos, trabalhamos ao lado de parceiros para criar inovações de destaque mundial, caso do Artepowder, primeiro sistema mundial de colagem com adesivo em pó”, informa Kunst“Assim, idealizamos o blog In³ para estimular e permitir que novas ideias circulem e, quem sabe, também possam se transformar em inovações importantes para facilitar o dia a dia das pessoas”, acrescenta.

O blog In³ - www.in3blog.com.br- demarca uma nova etapa na gestão da Comunicação Digital Artecola Química, gerenciada pela área de Marketing da empresa, com assessoria da Plan Marketing Digital, de Novo Hamburgo (RS). O trabalho envolve a gestão dos sites das Empresas Artecola e da Artecola Química, os canais da companhia no YouTube e LinkedIn, e o Facebook da AFIX, marca da Artecola Química para os mercados de consumo, construção civil e moveleiro. Mais informações sobre a Artecola Química podem ser obtidas no www.artecolaquimica.com.br.


Baile da Fundação Francisco Xavier Kunst terá Lucas e Felipe como atração especial

30/09/2013

O tradicional baile da Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK) tem data e presenças ilustres confirmadas: será no dia 28 de setembro, às 20h30min, no NH Hall, com show especial da dupla Lucas e Felipe. Neste ano, o evento chega a sua 29ª edição, reunindo centenas de pessoas para uma noite de confraternização e apoio às iniciativas da entidade, que responde pelo gerenciamento dos projetos sociais das Empresas Artecola. “O baile mobiliza colaboradores, voluntários, clientes e fornecedores em prol de uma causa solidária, apoiando os projetos desenvolvidos pela Fundação”, ressalta a presidente da entidade, Lisiane Kunst Bohnen.

A Fundação Francisco Xavier Kunst desenvolve ações socialmente responsáveis, com foco no ambiente interno e externo, envolvendo as comunidades e os colaboradores, com respeito e valorização da cultura local. A Visão para 2015 é Ser reconhecida nas comunidades onde atua por promover o desenvolvimento social sustentável.

O 29º Baile da Fundação ocorrerá no NH Hall (Avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, n° 2484, bairro Ideal, em Novo Hamburgo). Após apresentação da dupla Lucas e Felipe, a festa continua ao som de DJ. O traje do baile é alto esporte, e o valor do ingresso é de R$ 70,00, individual, e R$ 140,00 para casal. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3778 5218 ou fundacao.fxk@artecola.com.br.


AFIX apresenta inovação e alta qualidade na Construsul 2013

30/09/2013

A inovação e a alta qualidade das linhas AFIX de adesivos e selantes para construção civil estarão em evidência na Construsul, maior encontro do setor na Região Sul, que ocorrerá de 31 de julho a 3 de agosto, na FENAC, em Novo Hamburgo (RS). Um dos destaques será o Afix Impermeabilizante Manta Líquida Rápida, produto que passou por recente redesenho de embalagem e será tema de palestra na feira. A atividade está agendada para o dia 31, às 18h45min, no espaço de eventos da Construsul, sob o título A importância da impermeabilização na Construção Civil.

Com roupagem mais moderna e maior número de informações sobre as aplicações do produto, a nova embalagem do Afix Impermeabilizante Manta Líquida Rápida apresenta versões com 4kg ou 10kg. À base de água e nas cores Cinza e Terracota, a manta é indicada para uso em lajes, coberturas, marquises, rufos, calhas, viga-calhas, guaritas, fachadas, entre outros. O produto segue um dos conceitos mais modernos de impermeabilização e funciona por meio de uma membrana líquida que adere com facilidade a diversas superfícies.

Outro destaque na feira serão os novos Silicones Coloridos AFIX, disponíveis em quatro cores: transparente, branco, preto e cinza. O produto possui antimofo (impede acúmulo de água e sujeira), alto rendimento, alta qualidade, melhor custo/benefício e maior flexibilidade

Marca da Artecola Química, a AFIX oferece ao mercado silicones, selantes, espumas de PU, adesivos de contato, adesivos instantâneos, colas brancas, adesivos spray, adesivos PVC, fitas veda-rosca e anéis de vedação. “Em pouco mais de três anos de existência, a marca recebeu diversas premiações no Ranking de Conceito e Imagem da Indústria/Troféu Ruy Ohtake, além do Prêmio Planeta Casa, da Editora Abril, e Melhor Produto do Ano, da revista Revenda”, ressalta o Diretor Evandro Kunst.

FAN PAGE - Para quem deseja saber mais sobre os produtos AFIX, compartilhar dicas e ideias e receber informações, a AFIX mantém um canal permanente de comunicação através do Facebook. A fan page da marca pode ser acessada pelo www.facebook.com.br/useafix.


Empresas Artecola são case no Congresso de Gestão

30/09/2013

As Empresas Artecola estão entre as cinco escolhidas para receber visitas técnicas guiadas dentro da programação do 14º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), hoje e amanhã (15 e 16 de julho), na Fiergs, em Porto Alegre (RS). A visita na companhia ocorre amanhã (16), na Matriz, em Campo Bom. As empresas visitadas foram escolhidas por serem referências internacionais, em sustentabilidade e gestão.


Fundação Francisco Xavier Kunst apoia 16 ONGs pela Rede de Parceria Social

30/09/2013

A Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK) esta participando pelo quarto ano consecutivo do Programa Rede de Parceria Social, iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, que otimiza o uso da Lei da Solidariedade pelo trabalho em rede, integrando Governo, empresas e o Terceiro Setor. Com recursos destinados pelas Empresas Artecola, a FFXK realiza o projeto Arte em Rede IV, que oferece apoio técnico e financeiro a Organizações Não Governamentais (ONGs) gaúchas para que desenvolvam projetos de geração de renda através do artesanato. “Este é um projeto de muita importância para nós, pois estimula a transformação social e a melhoria de vida para centenas de famílias”, enfatiza a Presidente da Fundação, Lisiane Kunst Bohnen.

Neste ano, 16 entidades foram selecionadas para receber o apoio da FFXK e Empresas Artecola, recebendo, cada uma, recursos de até R$ 17.000,00 cada. Representantes das  16 ONGs participaram de um treinamento na sede da Fundação, no final de junho, para conhecer um pouco mais sobre o projeto e detalhes técnicos, além de compartilharem momentos de integração. O Presidente do Conselho de Administração das Empresas Artecola, Renato Kunst, e o Presidente Executivo da companhia, Eduardo Kunst, marcaram presença no evento, assim como a presidente da FFXK e a vice, Simone Kunst. Palestrantes falaram sobre Gestão Sustentável, Carteira de Artesão, Plano de Ação, Prestação de Contas e Verificação de Resultados.

Nos três anos anteriores, o programa beneficiou 49 entidades, com mais de R$ 900.000,00 investidos. Neste ano, as entidades beneficiadas são:

1. ABCB, de Porto Alegre

2. Aldeia da Fraternidade, de Porto Alegre

3. AMO, de Novo Hamburgo

4. APAE, de Sapiranga

5. APAE, de Três de Maio

6. Associação Banco da Amizade, de Caçapava do Sul

7. Associação Cultural Beneficente Lhe Mulher, de Arroio do Sal

8. Associação Pandorga, de São Leopoldo

9. CAPCAR, de Capão da Canoa

10. Chimarrão da Amizade, de Canoas

11. Fundação Caxias do Sul, de Caxias do Sul

12. Fundação Semear, de Novo Hamburgo 13. Grupo de Vovós Reviver, de Vista Gaúcha

14. Instituto Lenon Joel da Paz, de São Leopoldo

15. Liga de Combate ao Câncer, de Novo Hamburgo

16. Tereza Verzeri, de São Borja

FFXK - A Fundação Francisco Xavier Kunst responde pelo gerenciamento dos projetos sociais das Empresas Artecola. Desenvolve ações socialmente responsáveis, com foco no ambiente interno e ambiente externo, envolvendo as comunidades e os colaboradores, respeitando e valorizando a cultura local. A Visão para 2015 é: Ser reconhecida nas comunidades onde atua por promover o desenvolvimento social sustentável.


Artecola Química recebe nesta segunda Prêmio Exportação RS 2013

30/09/2013

A Artecola Química recebe nesta segunda-feira (8/7), em Porto Alegre (RS), o Prêmio Exportação RS 2013, na categoria Destaque Inovação Tecnológica. A cerimônia de premiação ocorrerá no Teatro do Bourbon Country, a partir das 19h30min, numa promoção da ADVB-RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil). “Esta é uma conquista de grande importância para nós, pois reforça nossa visão de ser uma empresa inovadora e internacionalizada”, comemora a Diretora Executiva América Latina, Lisiane Kunst Bohnen.

O ano de 2012 marcou uma grande conquista para a Artecola Química no mercado externo. A empresa registrou crescimento de 68% nas vendas para os países onde não possui plantas industriais, com 23% de aumento geral nas exportações. E consolidou, também no exterior, sua vocação para gerar resultados através da inovação, ampliando a presença no mercado internacional. Do total de R$ 496 milhões de Receita Líquida registrada no ano, quase 25% foi proveniente de negócios no exterior.

A estratégia de expansão da Artecola Química está baseada em uma gestão de negócios internacionais focada na diferenciação. A companhia investe no desenvolvimento de produtos inovadores e em atendimento customizado para conquistar novos clientes no exterior. “Estamos constantemente buscando novos mercados e novas formas de distribuição de produtos, participando de feiras e eventos”, ressalta a Diretora. “Trabalhamos diretamente com os clientes do exterior, sem agências para intermediar os negócios, e contamos com profissionais e traders próprios”, complementa.

Um exemplo recente da visão de inovação e internacionalização da empresa está na criação da Artesol, joint venture entre a Artecola Química e a Orisol, formada a partir do desenvolvimento do sistema Artepowder de colagem com adesivo em pó. “A tecnologia inédita em nível mundial, que revoluciona o processo de colagem de solados no setor calçadista, resultou na criação da nova empresa, que está prestes a entrar em operação e será nossa primeira unidade na Ásia, abastecendo o mercado daquele continente. Este exemplo demonstra nossa forma de agir, sempre buscando abertura de novos mercados através da inovação e da diferenciação”, ressalta Lisiane.


Artecola Química apresenta novidades para papel e embalagem na feira Fispal

30/09/2013

A Artecola Química estará presente na 29ª edição da Fispal Tecnologia - Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, que ocorre de amanhã (25) até sexta-feira (28/6), no Anhembi, em São Paulo (SP). A empresa irá apresentar suas inovações especiais para o setor, no qual é uma das principais fornecedoras de adesivos para as maiores companhias mundiais. “Atendemos aos maiores players do segmento, no Brasil e na América Latina, e estamos preparados para desenvolver novas possibilidades com foco na inovação para resultados”, enfatiza o Diretor Evandro Kunst.

Entre os destaques no estande, localizado no corredor E, nº 20, está o pré-lançamento do novo adesivo Artecol AC 7018, para rotulagem de garrafas retornáveis. O produto apresenta excelente desempenho de colagem e, ao mesmo tempo, facilita a lavagem das garrafas, resultando em melhor performance geral para o cliente.A Artecola Química fornece adesivos para rotulagem às maiores indústrias de bebidas da América Latina. “Podemos dizer que esta é uma de nossas especialidades, desenvolvendo adesivos para cada tipo de aplicação de rótulos, sempre com diferenciais de tecnologia e competitividade para nossos parceiros”, ressalta o Diretor. Entre os produtos consolidados, está o adesivo Artecol AC 3331, queoferece baixo consumo em produção, com a melhor média de rentabilidade por hectolitro do mercado, e atende aos testes de banho de gelo, entre outros diferenciais.

Os adesivos à base de poliolefinas modificadas da linha Artemelt Supera também serão apresentados na Fispal, com foco no fechamento de caixas. Superior aos adesivos de base EVA no quesito estabilidade térmica, a linha Supera proporciona baixo índice de oxidação e menor desgaste dos coleiros, podendo ser aplicada na colagem de corrugados diversos e cartuchos para indústria alimentícia. Outra tecnologia consolidada são as linhas de hotmelt PSA, que apresentam excelente tack, mantido mesmo em baixas temperaturas, com alto desempenho de colagem e resistência a elevadas temperaturas.

No mercado de papel e embalagem, a Artecola Química atua com diversas aplicações, como colagem de envelopes, construção e fechamento de cartuchos e caixas, gráfica editorial, sacos e sacolas, corrugados, rotulagem, Tissue & Towels, resmas, dublagem, tabaco, paletização e têxtil.Também oferece soluções para a fabricação de tintas, com uma linha especializada em resinas a base de água e poliamida. A produção inclui tecnologias de adesivos hot melt, aquosos (base vinilíca e acrílica) isentos de ftalatos e cloro, PUR, cola animal, dextrina e cleaners. Outra inovação são os termofilmes, adesivos de tecnologia limpa e atóxica. Os adesivos atendemà regulamentação da FDA (Food and Drug Administration, dos EUA) e ANVISA.


Fita de Borda Metalic é exclusividade da Artebord e tendência em móveis de classe

30/09/2013

A Artebord, reconhecida linha de fitas de borda em PVC da Artecola Química, tem entre seus produtos a Fita de Borda Metalic, uma exclusividade da empresa nesse tipo de acabamento. “A linha Metalic está totalmente inserida nas tendências de design para o setor moveleiro, que vem apostando em padrões metalizados, como se viu no último Salão Internacional do Móvel de Milão”, ressalta o Diretor de Artecola Química, Evandro Kunst. “As características do produto também proporcionam diversas vantagens na aplicação em ambiente industrial, somando performance e efeito visual superiores”, acrescenta.

Com o padrão Metalic da Artebord, é possível obter um layout futurista no acabamento de móveis e outros objetos personalizados. O estilo do produto representa uma linguagem sofisticada e inovadora, ideal para o público que gosta de um design atraente, jovem e diferenciado.

O acabamento do alumínio aliado à fácil maquinabilidade (refilo e destopo) do PVC são características do material, proporcionando alta qualidade e excelente desempenho de colagem. “Estes são alguns dos benefícios que a linha apresenta”, destaca o Diretor. Mais informações podem ser obtidas junto à Artecola Química, pelo telefone (51) 3778-5337 ou pelo e-mail vendas@artecola.com.br.


Empresas Artecola passam a controlar maior fabricante colombiano de adesivos

07/06/2013

A Pegatex, maior operação de capital nacional da Colômbia no segmento de adesivos, agora faz parte das Empresas Artecola. Os detalhes para integração dos negócios acabam de ser finalizados, resultando na criação da Pegatex Artecola S.A., com 55% do capital sob controle da companhia brasileira. “Essa aliança posicionará a Artecola Química entre as três maiores da Colômbia em Receita Líquida. É um passo estratégico em nossa caminhada rumo à Visão 2015, que é estar entre as três maiores e ser referência latino-americana nos segmentos de mercado em que atuamos”, comemora o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst.

Com a conclusão das negociações, as operações da Artecola Química na Região Andina, que envolviam as plantas do Peru e da Colômbia, se unem à colombiana Pegatex. Na nova estrutura, a Artecola Química Peru passa a ser uma subsidiária da Pegatex Artecola S.A. Também integra o negócio a Molytec, empresa dedicada à revenda de lubrificantes e limpadores especiais da alemã OKS (Grupo Freundenberg), controlada pelos mesmos sócios da Pegatex e agora igualmente sob controle da nova empresa.

O processo de integração das equipes teve início nesta terça-feira (4/6), quando os colaboradores das duas companhias foram comunicados sobre a mudança. A nova operação contribuirá para alavancar a Receita Líquida das Empresas Artecola em 2013, estimada em R$ 650 milhões, ousados 31% sobre 2012 (R$ 496 milhões). “Esta política de forte crescimento vem proporcionando diversos benefícios a nossos clientes, que contam com uma ampla oferta de serviços, ao lado do conhecimento em diferentes setores, assim como investimentos constantes em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Tudo isso ganhará ainda mais qualidade com a incorporação das fórmulas de êxito que a Pegatex e a Molytec têm ofertado ao mercado colombiano”, enfatiza Eduardo Kunst.

PEGATEX E MOLYTEC Fundada em 1962, a Pegatex é a empresa colombiana líder na fabricação de adesivos. Certificada pelas normas ISO 9001:2008, a Pegatex tem entre seus mercados principais os setores de Embalagem, Moveleiro, Artes Gráficas e Construção Civil. Pegadit, PL 285 e Carpincol são algumas de suas principais marcas. a Molytec mantém uma relação de 35 anos com a OKS, sendo sua maior distribuidora na AL e líder consolidada em seu segmento.

EMPRESAS ARTECOLACom três operações bem distintasArtecola Química (adesivos e laminados), MVC (plásticos de engenharia) e Arteflex (EPIs), as Empresas Artecola mantêm 11 plantas industriais no Brasil, cinco na América Latina e está implementando a sua primeira planta na China. A companhia atua desde 1948, em diferentes mercados, e vêm registrando intenso crescimento anual.


AFIX lança Fan Page no Facebook

07/06/2013

A AFIX, marca de adesivos para o mercado da construção civil e moveleiro da Artecola Química, está com nova página no Facebook. “É uma forma de deixar a marca muito mais próxima de seus clientes, utilizando a interatividade social instantânea que esta rede social permite”, destaca o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Materiais institucionais da marca serão divulgados na fan page, compartilhando dicas e ideias, além de informações sobre produtos e divulgando, em mais esta plataforma, os trabalhos realizados pela empresa. O endereço da página é www.facebook.com.br/useafix.

Ao oferecer uma solução completa para o mercado da construção civil e moveleiro, os produtos Afix aliam precisão, performance e qualidade. A marca é a solução prática e funcional em silicones, selantes, espumas de PU, adesivos hot melt, limpadores, adesivos de contato, adesivos instantâneos, colas brancas, além de soluções para hidráulica com os adesivos PVC, fitas veda rosca e anéis de vedação.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual). Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros


Artecola Química é patrocinadora de curso de embalagens

07/06/2013

A Artecola Química foi patrocinadora o Curso de Embalagens Papel Cartão, Papel e Micro-ondulado, organizado pelo Instituto de Embalagens. O evento ocorreu em São Paulo, nos 7, 8 e 9 de maio. A parceria aproxima ainda mais a Artecola Química do mercado de Papel e Embalagem, reforçando o foco no relacionamento da empresa com seus mercados. “Nosso trabalho busca desenvolver a inovação para obter resultados. A proximidade com nossos parceiros nos permite entender cada vez mais suas necessidades e antecipar soluções para atuais e futuras demandas”, ressalta o Diretor Evandro Kunst.

Nos setores de papel e embalagem, a Artecola Química atua com diversas aplicações, como colagem de envelopes, construção e fechamento de cartuchos e caixas, gráfica editorial, sacos e sacolas, corrugados, rotulagem, Tissue & Towels, resmas, dublagem, tabaco, paletização e têxtil.Também oferece soluções para a fabricação de tintas, com uma linha especializada em resinas a base de água e poliamida.

A produção inclui tecnologias de adesivos hot melt, aquosos (base vinilíca e acrílica, também conhecidos como cola branca), PUR, cola animal, dextrina e cleaners. Outra inovação são os termofilmes, adesivos de tecnologia limpa e atóxica.

Em 2012, a Artecola Química conquistou o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, na categoria Fornecedor de Adesivos. A empresa está entre os maiores fabricantes de adesivos industriais da América Latina, sendo a maior de capital latino-americano.

EMPRESAS ARTECOLA-Em atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades, através das operações Artecola Química (adesivos e laminados), MVC Soluções em Plásticos (plásticos de engenharia), e Arteflex (EPIsEquipamentos de Proteção Individual). Estão presentes no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México e Colômbia, atuando em diferentes setores, como moveleiro, papel e embalagem, calçadista, automotivo e construção civil, entre outros.


Empresas Artecola chegam aos 65 anos com novos projetos e alto crescimento

07/06/2013

As Empresas Artecola completam 65 anos neste domingo (5/5) com novos e importantes projetos em andamento, além de registrar níveis de crescimento muito acima da média brasileira. Somente em 2012, foram 15,4% de incremento na Receita Líquida, alcançando R$ 496 milhões, quase R$ 70 milhões sobre o ano anterior (R$ 429,8 milhões em 2011).

A receita para um desempenho tão acima da média está na inovação. “Temos trabalhado com este foco, sempre com o objetivo de sermos reconhecidos cada vez mais como uma companhia que produz especialidades. Nossos diferenciais muitas vezes neutralizam a concorrência e permitem ganhos superiores a todos os parceiros envolvidos com nossos negócios, gerando importantes resultados também para as Empresas Artecola”, ressalta o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

Com três operações bem distintasArtecola Química, MVC e Arteflex – as Empresas Artecola contam com 1.944 colaboradores, 287 deles no exterior. Mantêm 11 plantas industriais no Brasil e cinco na América Latina, e preparam-se para colocar em operação sua primeira unidade industrial em outro continente: a joint venture Artesol, parceria com a indústria de máquinas Orisol, que ficará na China e produzirá o inédito sistema Artepowder de colagem com adesivo em , uma inovação em nível mundial.

O Artepowder, produto da Artecola Química com patente internacional, é um exemplo da forma de atuação das Empresas Artecola. “A partir da sinergia entre os diferentes mercados nos quais atuamos, percebemos a oportunidade de desenvolver uma inovação capaz de romper com a forma tradicional de colagem no setor calçadista, gerando uma inovação com possibilidades de ganhos de até 40% para os clientes. Esse é o modelo de atuação das Empresas Artecola: inovar para gerar o melhor resultado para os parceiros, garantindo também a sustentabilidade das nossas operações.”

Exemplos de inovação não faltam: o sistema construtivo Wall System, da MVC, patenteado mundialmente, conquistou espaço para quase mil unidades no Brasil, entre loteamentos populares e obras de escolas e creches, construídas em tempo recorde e com alta qualidade final. A tecnologia é uma exclusividade da empresa, que investe na melhoria de seu próprio projeto com novasjoint ventures. Outro produto diferenciado são os calçados de segurança da operação Arteflex, especializada em tecnologias especiais de proteção.

Todos os investimentos em inovação convergem para a vocação empresarial das Empresas Artecola, que é gerar especialidades em adesivos, plásticos de engenharia e equipamentos de proteção individual para múltiplos mercados. “Nossa estratégia é nos tornarmos diferentes em tecnologias, sempre oferecendo vantagens aos clientes, como a sustentabilidade econômica, social e ambiental”, reforça o Presidente. Para 2013, a companhia seguirá investindo nesta estratégia para atingir um salto ainda maior: 31% de crescimento, projetando Receita Líquida de R$ 650 milhões“Será um resultado e tanto para festejar os 65 anos das Empresas Artecola”, finaliza Kunst.


Linha Artedur 1506 substitui contrafortes impregnados com alta competitividade

07/06/2013

A Artecola Química, empresa parceira da indústria calçadista 65 anos, busca a constante atualização de sua linha de produtos para se antecipar às demandas do mercado. Referência em laminados especiais com alta tecnologia para couraças e contrafortes, a empresa destaca sua mais recente inovação para o setor: a linha Artedur 1506 de contrafortes, que substitui o uso de impregnados na produção de calçados. “Nossos produtos têm foco na performance, aliando inovação e sustentabilidade. A linha Artedur 1506 proporciona estes ganhos para nossos clientes”, enfatiza o Diretor Evandro Kunst.

Com tecnologia diferenciada, o novo material apresenta diversas vantagens em relação aos contrafortes impregnados,superando em 150% a capacidade de cópia de forma e manutenção do formato. O Artedur 1506 também é superior na facilidade de aplicação e aproveitamento no corte. “Além disso, permite o reaproveitamento de aparas, reduzindo a zero o descarte de resíduos”, acrescenta  Kunst.

Líder em tecnologias para o mercado calçadista, a Artecola Química foi pioneira no conceito de ecoeficiência em contrafortes, introduzindo o uso de materiais com fibras vegetais em sua composição. Produz as linhas Ecofibra Shoes, Artedur (contrafortes) e Artefirm (couraças), além de forros e palmilhas. Oferece, ainda, a mais completa linha de adesivos para a indústria de calçados.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química (adesivos e laminados), MVC Soluções em Plásticos (plásticos de engenharia), e Arteflex (EPIs - Equipamentos de Proteção Individual). Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros.


Artecola Química garante alta qualidade e performance ao segmento de cartonagem

07/06/2013

A Artecola Química trabalha com inovação para garantir sempre os melhores resultados no mercado de Papel e Embalagem. Dentro desta ótica, atua com importantes diferenciais no segmento de cartonagem, contemplando variadas aplicações com uma gama completa de tecnologias. Fechamentos de caixas, cartuchos e conversão de papel são algumas das muitas especificidades do setor atendidas pelos produtos Artecola. “Queremos apresentar cada vez mais inovações para este setor, que valoriza a inovação como diferencial”, destaca o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Entre as novidades recentes, estão os adesivos à base de poliolefinas modificadas da linha Artemelt Supera, que envolve adesivos hot melt à base de novos polímeros e resinas nobres. São significativamente superiores aos adesivos de base EVA no quesito estabilidade térmica, o que proporciona baixo índice de oxidação, mantendo suas propriedades inalteradas por muito mais tempo e provocando menor desgaste dos coleiros. A linha Superaque pode ser aplicada na colagem de corrugados diversos, cartuchos para indústria farmacêutica, alimentícia e de perfumaria, entre outras possibilidades - apresenta excelente resistência térmica, redução das paradas de maquinário para limpeza e manutenção, alta resistência de colagem a baixas e elevadas temperaturas, melhor aparência da colagem, atendimento à regulamentação FDA (Food and Drug Administration, dos EUA) e maior rendimento. Além disso, o adesivo não carboniza no coleiro e é livre de odor.

A Artecola Química também oferece aquosa (PVA e Acrílico) isenta de ftalatos e cloro, assim como a tecnologia hot melt (EVA, PSA e metaloceno) para fechamento de caixas, lateral e fundos de cartucho  em diferentes tipos de papel cartão. Os adesivos possuem resistência a condições variadas de exposição a temperatura e umidade, e atendem às normas internacionais, como FDA. Se destinam a colagem de caixas de transportes, canudos, resmas, selos, bandejas e cartuchos, embalagens de papel cartão para os segmentos farmacêutico, alimentício, frigorífico, higiene, cosméticos e cerâmicos.

Na área de conversão de papel, as linhas de adesivos Artecola atendem a todos os tipos de substratos, com COBBs diferenciados e impermeabilização, de acordo com normas internacionais da FDA e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), entre outros.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades. Atuam através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual), especialmente calçados de segurança de alta tecnologia. Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros.


Artecola Química oferece linha completa de adesivos para indústria gráfica

30/04/2013

 Marca Artecola reúne produtos para todas as aplicações deste segmento, apresentando diversas tecnologias para o melhor resultado do cliente.

Premiada como a melhor fornecedora de adesivos para a indústria gráfica do 22º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, a Artecola Química oferece uma linha completa para o setor. “Investimos ainda mais neste segmento e hoje temos condições de oferecer alternativas para todas as aplicações exigidas pela indústria gráfica”, enfatiza o Diretor da empresa, Evandro Kunst.

A linha completa da Artecola Química atende especifidades de encadernação, blocos, lombada, laterais, capas, miolos e contracapas, laminações, colagem de espelhos e construção de envelopes de papel e segurança, entre outros. “Os produtos da marca Artecola carregam o slogan Inovação para Resultados, e é esse diferencial que oferecemos a nossos clientes, buscando sempre o melhor desenvolvimento para a competitividade de nossos parceiros”, ressalta Kunst.

Produzidos nas tecnologias aquosa (PVA e acrílico), hot melt (EVA, PSA, PUR e metaloceno),cola animal, dextrina e cleaners, os adesivos Artecola podem ser usados em máquinas de alta velocidade, apresentando resistência mecânica, durabilidade e alto padrão de acabamento.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades. Atuam através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual), especialmente calçados de segurança de alta tecnologia. Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.


AFIX é destaque na rede Leo Madeiras

30/04/2013

 Maior distribuidora de insumos para o segmento, empresa está presente em todo o Brasil com mais de 60 lojas que oportunizam maior contato com a marca.

Os produtos AFIX, marca da Artecola Química para os mercados de construção civil e consumo, agora estão disponíveis na Leo Madeiras, a maior distribuidora de insumos para marcenaria, indústria de móveis e construção seca do Brasil. São mais de 60 lojas em diversos estados brasileiros. “Temos trabalhado forte nas parcerias, visando ampliar a visibilidade da marca e, ao mesmo tempo, contribuindo para as vendas dos clientes”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

Um dos produtos que vem sendo trabalhados em destaque na rede de lojas é o AFIX Hot melt, adesivo de máxima performance para colagem de fitas de borda em PVC ou papel. Utilizado em coladeiras manuais, semiautomáticas ou automáticas, o adesivo está disponível na cor Bege, para tons madeirados; Branco, para tons muito claros; e Transparente, para todas as tonalidades de materiais. O produto é 100% sólido, livre de solvente, e exige menos tempo para compressão que outros adesivos, além de ter um rendimento superior. “Essa é uma característica marcante de nossos produtos: aliar inovação e sustentabilidade para gerar os melhores resultados”, enfatiza o Diretor.

A AFIX oferece treinamentos sobre o AFIX Hot Melt nas lojas da Leo Madeiras. Um vídeo está disponível na TV Leo com mais informações (http://www.tvleo.com.br/default.asp?idvideo=11921). Somente no final do ano passado, cerca de 10 treinamentos foram realizados em lojas de todo o Brasil.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual). Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações: www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.


Service proporciona amostra de corte e chanfro de contrafortes em apenas 12 horas

30/04/2013

 Agilidade ainda maior no serviço especial oferecido pela Artecola Química foi possível com aquisição de novo equipamento. Novidades permitem atendimento de lotes menores e acompanhamento do pedido para ajustar entrega ao fluxo de produção do cliente.

A Service, serviço de corte e chanfro de couraças e contrafortes oferecido pela Artecola Química ao mercado calçadista, está ainda mais ágil. Com investimentos em novo maquinário, o processo de criação de amostras e corte agora está totalmente automatizado e com tecnologia a laser, gerando confiabilidade ainda maior para o cliente. “Este era um serviço agregado de grande valor pelo ganho ambiental que proporciona, reduzindo em mais de 80% as aparas resultantes do corte e chanfro”, ressalta o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst. ”Agora, torna-se ainda mais diferenciado, permitindo a entrega de amostras ao cliente em um prazo de apenas 12 horas entre a demanda e o primeiro modelo para avaliação”, enfatiza Kunst.

Outro diferencial oferecido com os novos equipamentos está na flexibilidade em relação aos lotes, permitindo que a empresa atenda pedidos de qualquer quantidade. A qualificação também envolve o acompanhamento do pedido pelo sistema on line e entrega programada, gerenciada pelo cliente de acordo com seu gerenciamento de estoque. “O novo sistema permite que a saída do pedido coincida exatamente com o fluxo de produção do cliente, evitando falta de material na produção ou excesso no depósito”, exemplifica o Diretor.

Oferecido aos clientes de laminados para couraças e contrafortes da Artecola Química, a Service é um serviço agregado que resulta em ganho sustentável e economia para os parceiros comerciais.Através dele, o cliente tem a oportunidade de comprar produtos de alta tecnologia e, ao mesmo tempo, economizar com a geração zero de resíduos. “Vendemos o material cortado e chanfrado, eliminando esta etapa de produção na fábrica calçadista e tirando do calçadista o problema da destinação das aparas”, explica Evandro Kunst. “Aoeliminar as sobras, também eliminamos estes custos para o cliente, proporcionando ganho financeiro”, acrescenta.

Somente no primeiro trimestre de 2013, mais de 50 toneladas de aparas para o setor calçadista foram recicladas, sendo incorporadas como matéria-prima à produção de novos produtos.“Toda a produção de laminados permite a inclusão das sobras de produto como matéria-prima, mantendo as propriedades de performance e eliminando despesas para o cliente. Esta característica é resultado da inovação de nossos laminados, que detém uma tecnologia sustentável, capaz de reduzir a geração de resíduos de toda a cadeia no processo produtivo”, salienta o executivo da Artecola Química.

A linha de laminados para o setor calçadista envolve as couraças e contrafortes Ecofibra Shoes, contrafortes Artedur, couraças Artefirm, palmilhas de montagem Artepalm e o sistema Bioconfort, que une palmilha e montagem e contraforte na mesma peça, gerando máximo conforto.

EMPRESAS ARTECOLA –Em atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades. Atuam através das ope


Artecola Química é patrocinadora de atividades do CIC de Bento Gonçalves

19/04/2013

 A Artecola Química está patrocinando as reuniões do CIC - Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (RS), cidade reconhecida como um dos mais importantes polos moveleiros da América Latina. A parceria tem por objetivo manter a empresa ainda mais próxima do setor, reforçando o foco da Artecola Química no relacionamento com seus mercados. “Trabalhamos desenvolvendo inovação para resultados, e essa meta pressupõe uma proximidade muito grande com nossos parceiros, entendendo cada vez mais suas necessidades e antecipando soluções para as demandas que surgem a cada dia”, ressalta o Diretor Evandro Kunst.

A Artecola Química apresenta ao setor moveleiro soluções em adesivos para as mais diversas aplicações, abrangendo indústrias de móveis, madeira, estofados, colchões e painéis, além de fitas de borda em PVC. Também oferece produtos específicos para as revendas do setor.

Em adesivos, a empresa oferece as tecnologias hot melt, base d’água (adesivos aquosos, também conhecido por cola branca) e base solvente. Na linha destacam-se os adesivos hot melt base EVA para colagem de bordos, e PSA para colagem de colchões, além do PUR, para colagem de bordos especiais e laminação.

Para marceneiros, apresenta a linha Afix, com soluções em adesivos e embalagens desenvolvidas para atender às necessidades específicas deste segmento. Através da Artebord, a empresa oferece soluções em acabamentos, com fitas de borda em PVC, nas quais diferencia-se pelas texturas e flexibilidade em larguras; valorizando a fidelidade de padrão.

PRÓXIMA REUNIÃO -O próximo encontro do CIC patrocinado pela Artecola Química será realizado no dia 25 de abril, para lançar o projeto De Peito Aberto, iniciativa em prol da unidade local do Imama - Instituto da Mama do Rio Grande do Sul. A palestrante será a mastologista Cídia Mazzoccato.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química (adesivos e laminados); MVC Soluções em Plásticos (plásticos de engenharia); e Arteflex (EPIs - Equipamentos de Proteção Individual). Estão presentes no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México, atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações: www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.


LOJA MAIS AFIX diferencia marca no PDV e estimula vendas de parceiras da empresa

19/04/2013

 A AFIX, marca da Artecola Química para o mercado de construção civil e consumo, está implementando o serviço LOJA MAIS AFIX. Trata-se de um novo serviço para contribuir com as vendas dos lojistas que atuam com a marca. A unidade da Redemac recém inaugurada no bairro Restinga, em Porto Alegre (RS), é uma das parceiras do projeto. “Trabalhamos em parceria com o mercado, buscando oferecer maior valorização do ponto de venda, o que estimula os negócios nas revendas”, enfatiza o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

O projeto LOJA MAIS AFIX oferece uma equipe para completa avaliação do PDV (ponto de venda), buscando a melhor ambientação dos produtos AFIX na loja. O objetivo é torná-la mais atrativa, completa e organizada. O diagnóstico envolve profissionais da área de Marketing e da área Comercial da Artecola Química, que visitam a loja para uma avaliação inicial.

Depois de entender os diferenciais da revenda, a equipe propõe soluções para valorizar o espaço. Expositores especiais, pontas de gôndola, materiais de PDV como selos para vitrine, stooper e régua de gôndola, são algumas das opções. “Em um local bem organizado, nosso cliente conquista seu consumidor pela facilidade em encontrar os produtos da linha, funcionando como importante apoio às vendas” ressalta o Diretor.

REDEMACNa nova unidade de Porto Alegre, a AFIX marcou presença com uma ponta de gôndola com sua linha de adesivos, encaminhando pedidos para o variado mix de produtos. A marca é a solução prática e funcional em silicones, selantes, espumas de PU, adesivos de contato, adesivos instantâneos, colas brancas, além de soluções para hidráulica com os adesivos PVC, fitas veda rosca e anéis de vedação.

SERVIÇOS AFIX -Os Serviços AFIX se dividem em Serviços Técnicos e Serviços Comerciais. Na área Técnica, equipes especializadas prestam todo o apoio necessário quanto à especificação dos produtos e suas aplicações, bem como realizando treinamentos. os Serviços Comerciais contam com equipes de profissionais para facilitar o atendimento direto ao cliente através do Televendas AFIX.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual). Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações: www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.


Morre esposa do fundador das Empresas Artecola

19/04/2013

Faleceu na manhã desta segunda-feira (15/4/2013), aos 97 anos, a esposa do fundador das Empresas Artecola, Irma Wilma Kunst. Ela era natural de Sapiranga (RS), onde nascera em 05/12/1915.

Viúva de Francisco Xavier Kunst desde 2003, após quase 69 anos de união, Irma foi peça-chave na criação das Empresas Artecola, em 1948. Na época, enquanto o marido dedicava-se à consolidação da recém criada Fábrica de Colas e Tintas Ltda., Irma garantia boa parte do sustento da casa e dos cinco filhos com seu trabalho como costureira.

Além de dar sua contribuição com o ofício de costurar, Irma também apoiava Xavier controlando as contas da família. Mesmo crescidos e trabalhando fora, os filhos destinavam seus salários para o caixa único familiar, administrado por Irma, que dava uma mesada para cada um e controlava as despesas gerais com o restante.

Ao lado de Xavier, educou Serena, Sebaldo, Renato, Livino e Marlene ensinando o valor do trabalho e da participação comunitária aos filhos, 19 netos, 23 bisnetos e dois tataranetos. Entre os netos, está o atual Presidente Executivo da companhia, Eduardo Kunst, e os diretores Lisiane Kunst Bohnen e Evandro Kunst.


Artecola integra projeto de construções sustentáveis EcoCommercial Building

19/04/2013

 A AFIX, marcade adesivos para construção civil daArtecola Química, é parceira da Bayer MaterialScience, divisão de polímeros do Grupo Bayer, para realização do Programa EcoCommercial Building (ECB). O projeto prevê a construção de um prédio conceito utilizando apenas produtos ecologicamente corretos. A construção servirá de modelo para as empresas participantes divulgarem ao mercado seus produtos inovadores e sustentáveis.

A linha Afix de silicones, selantes, espumas, adesivos e colas brancas é a contribuição da Artecola ao Programa EcoCommercial Building. A alta tecnologia proporcionada por mais de 60 anos de atividades da Artecola Química está destacada nesta linha de produtos, que apresenta ao mercado, entre outras inovações, diversas opções em espumas de PU e silicones, além da AFIX Manta Líquida, para impermeabilização. Trata-se de um impermeabilizante a base de água, isento de solventes orgânicos e com teor de VOC de 0,1 g/L. Mono-componente e de fácil aplicação, a manta líquida garante ergonomia ao aplicador e evita perdas durante o uso. Também dispensa o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) durante seu manuseio, apresenta alta flexibilidade e resistência aos raios UV, com alta durabilidade.

De acordo com o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst, participar de um projeto com foco na sustentabilidade para a indústria da construção civil atende aos princípios da empresa, que busca a sustentabilidade eco-social para beneficiar as pessoas e o meio ambiente. “Projetos como esse exigem inovação tecnológica, conduta ética e comprometimento com práticas sustentáveis, princípios que buscamos na Artecola Química, por isso não poderíamos ficar de fora desta iniciativa”, ressalta Kunst.A ideia é estimular a inovação com foco na proteção ao meio ambiente. “Queremos alertar não os consumidores finais, mas também trabalhar com as pessoas que realmente tomam as decisões na indústria da construção civil”, ressalta.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual), especialmente calçados de segurança de alta tecnologia. Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.


Produtos inovadores garantem dois novos prêmios à Artecola Química

19/04/2013

A Artecola Química acaba de receber duas importantes premiações que comprovam sua tradição de liderança no setor calçadista. A empresa conquistou o Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem e o prêmio Lançamentos/FIMEC, entregues na FIMEC 2013, maior feira latino-americana da cadeia calçadista, que se encerra hoje (15/3), em Novo Hamburgo (RS). “As conquistas são consequência direta da vocação da empresa para gerar resultados através da inovação”, comemora o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

O Prêmio Lançamentos/FIMEC, na categoria Componentes/Tecnologia, foi conquistado com o revolucionário Artepowder PU 7070, adesivo sólido em , inédito no mercado mundial e resultado da exclusiva tecnologia desenvolvida em parceria pela Artecola Química e Orisol do Brasil. O produto destina-se à colagem de solados de calçados esportivos, proporcionando redução de até 70% no tempo de processo e de até 27% no custo do par colado. A tecnologia também diminui drasticamente o consumo de adesivo no processo, e elimina o uso de água ou solvente na formulação, gerando ganho ambiental e em saúde ocupacional.

No Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem, a conquista foi na categoria Exportação. O excelente resultado obtido no mercado externo também foi fruto da inovação: em 2012, a Artecola Química tornou-se a primeira fornecedora de adesivos em nível mundial a fornecer 100% do sistema de colagem base água para calçados vulcanizados, com prymer (preparação) e adesivo (colagem) à base água, vendidos com as marcas Arteprymer e Artecol. “Com isso, ampliamos ainda mais o mercado para sistemas aquosos na indústria calçadista latino-americana, liderando a migração das tecnologias à base de solvente para adesivos à base d´água na América Latina”, comemora a Diretora Executiva da América Latina e Exportação, Lisiane Kunst Bohnen.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual), especialmente calçados de segurança de alta tecnologia. Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.


Artecola Química e Orisol firmam joint venture para produzir inédita tecnologia de adesivo em pó

19/04/2013

 O desenvolvimento do primeiro processo de colagem com adesivo em do mercado mundial motivou a criação de uma nova empresa. A ARTESOL, joint venture entre a Artecola Química (Brasil) e Orisol (Ásia), está em fase de implantação e começará a produzir e comercializar em breve a revolucionária tecnologia Artepowder, patenteada em conjunto pelas duas companhias.

A ARTESOL representa um importante avanço para as Empresas Artecola rumo à inovação e à internacionalização. “Esta será nossa primeira operação fora da América Latina, o que representa um novo momento para nossos negócios. E reforça, também, nossa vocação para inovar, uma vez que a tecnologia inédita a ser produzida na nova unidade foi desenvolvida no Brasil”, ressalta o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst.

Diretor da Orisol do Brasil, André da Rocha acrescenta: “A inovação sempre fez parte da história da Orisol desde o lançamento da primeira máquina de costura automática com sistema de visão, em 1990. É com grande satisfação que a Orisol recebe a Artecola na Ásia, para formar a Artesol. Uma empresa que tem na sua origem o DNA da inovação e a vocação para a parceria.”

fruto de um projeto conjunto de cinco anos de pesquisa, o sistema Artepowder foi lançado no Brasil em outubro de 2012. Neste mês (março), está sendo lançado na Ásia. Composto pelo adesivo Artepowder e o equipamento Orisol OPS-410, o novo processo revoluciona a colagem de solados, com padronização total da aplicação do adesivo e desempenho praticamente sem falhas na colagem. Soma, ainda, vantagens eco-sociais, pois elimina o uso de solvente em mais esta etapa da fabricação de calçados, beneficiando o meio ambiente, assim como a saúde e a segurança dos colaboradores.

ORISOL -Fundada em 1986, e no Brasil desde 1995, a Orisol está presente nos principais polos calçadistas do mundo, com unidades em Taiwan, China, Vietnã, Indonésia, EUA, Brasil, Índia e Europa, e presença na América Latina. Líder no desenvolvimento de tecnologias com foco no aumento da produtividade e qualidade dos calçados, possui ampla linha de máquinas de costura automáticas, alta frequência e recorte. Mais informações: www.orisol.com.br.

EMPRESAS ARTECOLA Atuam desde 1948, hoje produzindo especialidades através das operações Artecola Química (adesivos e laminados); MVC Soluções em Plásticos (plásticos de engenharia); e Arteflex (equipamentos de proteção individual). Presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuam em diferentes setores, como calçadista, automotivo, construção civil, consumo e moveleiro. Mais informações: www.empresasartecola.com.br.


AFIX está no Prêmio Anamaco

19/04/2013

A AFIX, marca de adesivos para construção civil da Artecola Química, é uma das agraciadas com o Prêmio Anamaco 2012, realizado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais para Construção (Anamaco). Em pesquisa feita pelo Ibope Inteligência, a empresa foi uma das mais lembradas pelo seu público-alvo. “Com pouco mais de três anos de mercado, a marca AFIX demonstra que atingiu em cheio as demandas do segmento de construção civil e consumo, figurando em pesquisas espontâneas de lembrança da marca”, comemora o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

A premiação é resultado de um estudo detalhado que envolve a participação das indústrias, a percepção que o lojista tem sobre elas, seu atendimento pós-venda, entre outros quesitos.

Com o objetivo de oferecer uma solução completa para o mercado da construção civil, os produtos Afix aliam precisão, performance e qualidade. A marca é a solução prática e funcional em silicones, selantes, espumas de PU, adesivos de contato, adesivos instantâneos, colas brancas, além de soluções para hidráulica com os adesivos PVC, fitas veda rosca e anéis de vedação.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química, com negócios em adesivos e laminados; MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual). Estão presentes em seis paísesBrasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações: www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.


Artecola Química apresenta produtos diferenciados e novas embalagens

19/04/2013

Produtos e embalagens inovadores são novidades que a Artecola Química apresentou na FIMMA 2013 - Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, de 18 a 22 de março, em Bento Gonçalves (RS). Adesivos de alta performance, fitas de borda em PVC e até mesmo um novo formato de embalagem, com patente requerida, são alguns dos destaques no estande, localizado no Pavilhão A, Ruas 7 e 8, nº 190 a 204.

Entre as inovações em produtos, estão os adesivos Artemelt com sua variada linha de hot melts, tecnologia em que a Artecola é especialista para o setor moveleiro. “A FIMMA estimula e premia a inovação, e a Artecola Química se identifica com essa visão, trabalhando pela inovação para resultados”, afirma o Diretor Evandro Kunst. “Nossos produtos apresentam excelente relação custo x benefício, com desempenho diferenciado e amplo portfólio para as mais diversas necessidades do mercado”, complementa o Diretor.

A empresa também irá mostrar o novo layout de embalagens de adesivos. Cada família de produtos passou a ser identificada por uma cor. A mudança levou em conta a nova hierarquia de marcas das Empresas Artecola e as nomenclaturas de produtos, revisadas em 2012. O objetivo é tornar as embalagens mais atrativas, com informações claras, organizadas e de acordo com as normas vigentes, sem alterar a composição, qualidade e eficiência dos produtos, assim como os tipos e tamanhos de apresentação.

ESPAÇO MARCENEIRO - Outra atração na feira é o Espaço Marceneiro, onde serão realizadas orientações e apresentações dos produtos AFIX, marca da empresa direcionada às revendas do setor. Uma das novidades é o adesivo AFIX Cola Forte em Stand Up Pouch. Com patente requerida em razão de seu ineditismo, a nova embalagem é comercializada em versões de 1 kg, na quantidade ideal para aplicações específicas. Reduz perdas por evaporação, facilita a utilização pelo usuário e mantêm excelente resistência de colagem. Alia, ainda, a facilidade do sistema de zíper abre e fecha, que elimina perdas de produto.

Também estarão em exposição os produtos Artebord, a reconhecida linha de fitas de borda em PVC da Artecola Química. O material é considerado a melhor solução na produção de fitas de borda plásticas, com cores sempre atualizadas e tamanhos personalizados.

EMPRESAS ARTECOLAEm atividade desde maio de 1948, as Empresas Artecola atuam na produção de especialidades através das operações Artecola Química (adesivos e laminados); MVC Soluções em Plásticos (plásticos de engenharia); e Arteflex (EPIs - Equipamentos de Proteção Individual). Estão presentes no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México, atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações: www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.


Fundação Francisco Xavier Kunst está no programa Nota Fiscal Gaúcha

19/04/2013

 A Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK) está habilitada a participar do programa Nota Fiscal Gaúcha, iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. As atividades sociais desenvolvidas pela entidade com as comunidades de Novo Hamburgo e Campo Bom podem ser beneficiadas de uma forma muito simples. Basta apenas que no ato da compra em um dos estabelecimentos credenciados, o participante solicite a nota fiscal e informe seu CPF ao emissor do documento.

O programa Nota Fiscal Gaúcha visa incentivar os cidadãos a solicitar a nota fiscal de suas compras. Essa atitude ajuda a combater a sonegação de impostos e, em consequência, garante a arrecadação de recursos públicos que serão aplicados em melhorias no Estado. Para estimular a participação, os cadastrados concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão, e as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas com repasses. Além da indicação dos sorteados, as entidades sociais habilitadas, das áreas de saúde, educação, trabalho e assistência social, recebem recursos.

Ao acessar o site www.notafiscalgaucha.rs.gov.bré preciso clicar na opção “Faça seu cadastro”. Todos que desejam colaborar com a Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK), devem informar o nome da entidade na categoria “Assistência Social”, no município de Campo Bom. O cadastro é realizado no site somente uma vez, depois basta informar o CPF no momento das compras e ir acompanhando sua pontuação no site. Os participantes concorrem a diversos prêmios.

FFXK -A Fundação Francisco Xavier Kunst responde pelo gerenciamento dos